A comunidade Android, pela sua origem open source, é alimentada diariamente com centenas ou milhares de novas aplicações consumidas pelos mais ávidos de novidades. O resultado desta dinâmica, é termos os nossos smartphones e tablets repletos de apps para tudo e mais alguma coisa.
Apesar de isto não constituir em si um problema, a verdade é que, com um elevado número de aplicações, vem um consumo exagerado de bateria e de recursos dos nossos equipamentos, o que pode tornar a experiência Android um pouco aquém do que queremos e esperamos em termos de desempenho.
A proposta que temos hoje é uma aplicação que se propõe a controlar aquelas aplicações mais atrevidas que correm em background, consumindo recursos e bateria, mesmo sem as estarmos a utilizar.
Greenify é uma app do programador “oasisfeng” do já nosso bem conhecido XDA Developers. Esta aplicação permite identificar e colocar em hibernação as aplicações “mal comportadas”, quando não as estamos a usar. Desta forma impedimos que as mesmas consumam bateria, recursos de rede, RAM, etc, ficando em stand by até as abrirmos propositadamente.
Esta aplicação inclui um componente de análise de apps que nos mostra as aplicações instaladas que correm serviços persistentes, e aquelas que se iniciam sozinhas de forma regular (mudanças no estado de rede, quando desbloqueamos o equipamento, etc.). De forma a facilitar, esta aplicação apresenta-nos uma sugestão inicial (não vinculativa), sobre quais as apps que devemos hibernar.
Requisitos:
Equipamento com ROOT, não vale a pena testarem se o equipamento não tiver root, pois nada vai funcionar.
Manter as aplicações SuperUser / SuperSU actualizadas
Android 3.1 e superior
Comparação com outras aplicações do género:
- Ao contrário da opção “Freeze” do “TitaniumBackup Pro” que congela totalmente a aplicação, com o Greenify a aplicação hibernada pode ser usada normalmente assim que o utilizador o desejar.
- Ao contrário da “App Quarantine”, a aplicação hibernada pode também ser iniciada normalmente.
- Ao contrário da “Autostarts”, todas as funcionalidades da app hibernada estão disponíveis assim que o utilizador a inicia.
- Ao contrário de qualquer “Task Killer”, deixa de ser necessário identificar e bloquear manualmente os processos das apps mais rebeldes, o que poupa preciosa bateria, pois todas as apps hibernadas pelo Greenify ficam neste estado até serem iniciadas novamente pelo utilizador.
Optei por hibernar as aplicações visíveis na imagem abaixo, sendo que no imediato não noto qualquer lentidão ao executar as mesmas. Por exemplo, verifico que sempre que ligo os dados móveis ou Wi-Fi não sou imediatamente abalroado por notificações do Facebook, sendo que essas notificações só me são apresentadas, quando executo voluntariamente a aplicação do Facebook.
Após adicionar as aplicações à lista de hibernação, as mesmas não mostram qualquer processo em execução, exceto quando executadas por mim.
Resumindo, o Greenify corre um serviço persistente de “Cleaner” para colocar as aplicações escolhidas em hibernação, quando as mesmas não se encontram a ser utilizadas. Esta função foi concebida como “peso-leve” com um consumo médio de RAM de apenas 2MB e praticamente Zero consumo de bateria e utilização de CPU, tornando-a então uma boa opção para quem tem várias aplicações instaladas e deseja poupar recursos do equipamento.
Convidamos-vos a testar esta aplicação e a darem o vosso feedback, pois temos a certeza que dadas as suas características inovadoras, e funcionalidades directamente relacionadas com as necessidades dos Android Users, esta app vai dar que falar…
Para mais informações sobre quais as aplicações hibernáveis e outras que nem tanto, sugerimos uma leitura atenta do tópico original, no XDA Developers.