O controlo que a Google tem na Play Store permite que decida quais as apps podem ser usadas no Android, seja em que situação for. A marca procura manter a sua loja sem apps que tragam problemas, mas agora parece estar a atingir um novo nível. Uma app foi removida da Play Store apenas porque… permite ais utilizadores acederem à Internet.
Removida uma app que permite aceder à Internet
Há situações em que a Google tem de reagir e remover as apps da Play Store. Falamos de problemas de segurança ou de situações em que estas podem dar aos utilizadores acesso a serviços ilegais ou que possam comprometer o próprio Android. É algo legítimo e que acontece muitas vezes de forna quase silenciosa.
O mais recente caso coloca a app Downloader, dedicada ao Android TV e ao Google TV, fora da loja destes sistemas. A decisão surge depois de uma queixa de alguns canais de televisão de Israel. Do que é descrito, esta app permite que os utilizadores possam aceder à Internet, em especial a um determinado site dedicado à pirataria.
If loading a website with infringing content in a standard web browser is enough to violate DMCA, then every browser in the Google Play Store including @googlechrome should also be removed. It's a ridiculous claim and an abuse of the DMCA.
— AFTVnews (@AFTVnews) May 19, 2023
Downloader faz o mesmo que muitas outras apps Android
O criador da app Downloader não acredita no que lhe aconteceu e nem porque a Google tomou esta decisão. Resulta de uma decisão de 2 tribunais de Israel e 1 dos EUA. O mais caricato é mesmo a justificação apresentada e que a Google acabou por seguir, ou seja, o permitir o acesso à Internet.
Apesar de não ter qualquer associação à app ou ao seu criador, esta pode ser uma situação que pode trazer problemas no futuro. A verdade é que existem muitas opções semelhantes para estes sistema da Google, bem como qualquer browser que seja instalado no Android. Pode assim abrir a porta levar a que outras apps sejam removidas da Play Store.
Google pode mudar a sua decisão para a Play Store
Apesar de ter tentado contrapor esta decisão, o criador da app Downloader acabou por ver este pedido rejeitado de forma quase imediata. A dona do Android acabou mais tarde por dar novidades e exigir aos canais de televisão uma nova decisão do tribunal. Estes tinham 10 dias para dar uma resposta.
Ainda que tenha o seu processo de retorno à Play Store bem encaminhado, não existe ainda uma certeza que vá regressar. Mesmo que consiga vencer esta luta, o criador da app Downloader já reportou que perdeu 36% dos seus utilizadores ativos, tendo agora que recuperar a sua credibilidade. Quem quiser testar o Downloader pode fazer a instalação pela Amazon AppStore ou diretamente num APK.