Pplware

Google resolve o problema das chamadas de emergência acidentais no Android

Os smartphones, quer os Android, quer os iOS, são cada vez mais ferramentas essenciais no dia a dia, mesmo em situações limite. A prova disso é a possibilidade de ligarmos para o 112 de forma automática em caso de problemas. O Android tinha um problema neste campo e agora a Google encontrou uma forma curiosa de o contornar.


Há já algum tempo que a Google recebia pedidos das autoridades para corrigir o problema das chamadas de emergência acidentais para os serviços de apoio. Estas aconteciam de forma inadvertida e sem que os utilizadores muitas vezes dessem por isso.

Este problema levava a que os serviços de emergência fossem inundados de chamadas falsas, que estavam a ocupar espaço essencial. No entanto, esta questão parece agora ultrapassada, com a Google a criar uma pequena barreira que impede que estas chamadas aconteçam.

Conforme foi revelado, a mais recente atualização traz a necessidade de carregar durante 3 segundos num botão presente nas chamadas de emergência, para confirmar a chamada. Esta mudança substitui o ecrã de espera anterior de cinco segundos, que fazia a chamada automaticamente após o fim do cronómetro.

Esta mudança não parece ser nova e estará já no Android desde junho de 2023. A Google atualizou a sua app Personal Safety, que permite entrar em contacto facilmente com os serviços de emergência, mas apenas agora parece ter conseguido chegar a todos os utilizadores deste sistema operativo.

Esta poderá não ser a solução ideal, especialmente em situações em que a chamada de emergência precisa de ser feita com o telefone fora de vista. Ainda assim, será uma situação que certamente oferece um bom equilíbrio. Curiosamente, existe uma configuração disponível que permite voltar ao comportamento anterior.

A mudança parece ser lógica e irá remover muitas das chamadas de emergência que chegam aos serviços de socorro. É uma simples alteração da Google no Android, mas que impede a maioria das situações acidentais que provocavam estas situações incómodas e potencialmente perigosas.

Exit mobile version