Pplware

Google abre a caça aos bugs nas principais apps do Android

As queixas de falta de segurança no Android são muitas. Este é um sistema constantemente escrutinado para que sejam reveladas falhas, que muitos depois exploram.

A Google tem procurado resolver estes problemas e agora foi mais longe. Abriu um programa de caça aos bugs, mas das principais apps do Android.


A preocupação da Google com o seu sistema operativo móvel é grande. Procura constantemente bloquear todas as falhas e mitigar os seus efeitos, garantindo a máxima segurança aos utilizadores do Android.

Com o novo programa de testes, a Google quer estender essa segurança às principais aplicações e as que mais utilizadores usam no dia-a-dia. Os prémios para cada falha descoberta são de 1000 dólares e as regras apertadas. Apenas depois do programador corrigir a falha, em conjunto com quem a descobriu, o prémio é entregue.

Também a escolha das apps que podem ser alvo da avaliação é criteriosa. Ao contrário de explorar uma das muitas apps de baixa qualidade que existem na Play Store, a Google escolheu as seguintes: Dropbox, Duolingo, Line, Snapchat, Tinder, Alibaba, Mail.ru e Headspace.

Os convites para a entrada de novas apps vão ser lançados no futuro, mas apenas os programadores que se comprometerem a corrigir as falhas num curto espaço de tempo vão poder entrar.

A Google não está a pedir que as falhas descobertas sejam capazes de afetar o próprio Android, podendo ficar contidas dentro da sandbox da app, mas deverá conseguir ganhar o controlo sobre a mesma.

Esta é mais uma prova de que a Google quer que o Android seja um sistema seguro, não apenas no próprio SO, mas mais longe, nas apps que o sustentam.

Fonte

Leia também

Exit mobile version