Pplware

Google prepara a ferramenta certa para migrar um eSIM entre smartphones Android

O eSIM não é uma novidade para a Google e o Android tem já suporte para esta tecnologia nos smartphones de vários fabricantes. Sendo este o futuro, a gigante das pesquisas está a apostar forte em criar novas ferramentas essenciais.

Uma delas estará para chegar em breve e vai permitir migrar um eSIM entre smartphones Android. A ideia é tornar este processo simples, rápido e sem depender da intervenção do utilizador. Será uma novidade para breve no Android 13 e assim ser massificada entre este sistema.


Sendo um cartão virtual, o eSIM traz alguns desafios para os utilizadores dos smartphones. Deixa de ser possível trocar o cartão entre equipamentos, como tantas vezes era feito de fora rápida e direta. Requer agora algumas mudanças e até as vezes contacto com os operadores.

A Google quer mudar isto e prepara para o Android uma novidade. Esta vai permitir transferir um eSIM de forma simples e rápida, com este se processo se quer e se espera que seja feito. Os trabalhos nesse sentido estão iniciados e podem até já ser vistos.

Foi o já conhecido Mishaal Rahman que detetou na última versão de testes do Android 13, a QPR2 Beta, uma nova área de código. Esta tem presente uma nova propriedade chamada “euicc.seamless_transfer_enabled_in_non_qs”, o que sugere a chegada de uma funcionalidade.

Especula-se-se que esta possa vir a se usada para a migração de dados entre dois dispositivos. Estes dados vão ser a informação de um cartão eSIM, algo que Android ainda não permite na sua versão estável. Esta deverá mais tarde ser transposta para a versão final do Android, depois de avaliada e testada com exaustão.

Apesar de ser algo que o iPhone e a Apple já oferecem, a Google quer agora complementar a sua oferta. Além desta função, a Google estará também a preparar uma forma de conseguir converter a um cartão SIM num similar, mas em formato eSIM.

Estas são novidades que estão agora a ser delineada e que chegará em breve aos smartphones Pixel da Google. A gigante das pesquisas inicia primeiro esta disponibilização dentro do seu controlo, abrindo depois aos fabricantes que lhe estão mais próximos.

Exit mobile version