Pplware

Google poderá estar a preparar app do Android Wear para o iOS

Um dos grandes problemas que a Google e os fabricantes de smartwatches tem na disseminação do Android Wear e dos seus dispositivos é a falta de suporte deste para sistemas operativos que não o Android.

A sua dependência deste sistema e a inexistência de uma oferta para iOS têm levado a que muitos não comprem estes novos dispositivos simplesmente porque depois não os podem usar.

Mas a Google pode estar já a tratar deste problema, com o rumor a surgir que poderá estar a ser preparada uma versão da aplicação Android Wear para iOS.

A criação desta aplicação para iOS e a capacidade que passaria a existir de usar os smartwatches Android Wear nesta plataforma da Apple conseguiria trazer para este universo dos dispositivos wearable um vasto leque de utilizadores que hoje sentem que não compensa comprar um destes relógios porque simplesmente não os podem usar com o seu iPhone.

Se até agora isto não era um problema, a chegada do Apple Watch e a possibilidade de uma concorrência real, não apenas entre as suas marcas, mas contra a gigante Apple, leva a que a empresa pense na necessidade urgente em ter uma oferta mais alargada.

É por isso que, segundo o site 01Net, a Google terá já em desenvolvimento a versão para iOS da sua aplicação Android Wear, que permite gerir a ligação dos smartwatches aos telefone, bem como gerir as aplicações e servir de ponte para os alertas e as notificações.

Esta entrada no mundo iOS poderá fazer-se ainda durante o ano de 2015, esperando-se para breve, ainda a tempo de conseguir competir com o lançamento do Apple Watch.

A tarefa que a Google tem em mãos não é de todo complicada e pôde já ser feita por um programador de Android, tal como foi visto recentemente.

Por outro lado a própria Pebble tem presença nestes dois sistemas operativos, o que mostra que esta não é uma tarefa impossível e que pode ser feita de modo a ser bastante modular.

O maior problema será a Google conseguir dar acesso à sua loja dedicada ao Android Wear, em particular à zona onde tem as suas faces de relógio.

Se as aplicações podem ser reescritas e lançadas noutras lojas de aplicações, algo que os programadores de aplicações para o Pebble já fazem, dificilmente será simples colocar na Apple Store qualquer tipo de customização para os relógios com Android Wear.

Exit mobile version