O Play Protect foi a forma mais direta que a Google encontrou para conseguir minimizar parte dos problemas de segurança nas apps do Android. Este serviço avalia as aplicações de cada dispositivo e aplica as medidas necessárias em caso de problemas.
Infelizmente esta solução da Google parece não ser a mais indicada para mitigar problemas de segurança no Android. Foi esta a conclusão que a conhecida AV-Test chegou depois de avaliar as plataformas existentes.
Dentro do universo de soluções de segurança do Android, muitas não são mais do que apps que são falsas e que procuram na verdade infetar os dispositivos. Das que realmente oferecem uma solução segura, várias estão bem cotadas e são capazes de proteger os utilizadores. Uma avaliação recente, feita pela AV-Test, mostrou isso mesmo.
O que não se esperava era que o Google Play Protect, a solução nativa do Android, tivesse uma pontuação tão má neste comparativo. Isto prova que na verdade a proposta da Google pode não conseguir garantir a segurança do Android.
O Play Protect foi o único antivírus que recebeu 0 pontos no que toca à proteção, num máximo de 6 nesta categoria. Teve uma pontuação de deteção de 70,1% na deteção de malware em tempo real e 49,4% na deteção de malware descoberto nas últimas 4 semanas.
A média dos restantes produtos foi de 97,4% e 96,7%, respetivamente. O Google Play Protect foi a única solução que não recebeu pontos, e apenas quatro outros produtos tiveram menos de 6 pontos.
Na categoria Usabilidade, que olha a fatores como o consumo de bateria, impacto no desempenho e tráfego para a Internet, o Google Play Protect teve uma pontuação de 6, a mais elevada de todas. De notar que apenas 7 soluções não tiveram nota máxima.
A Google anuncia o Play Protect como sendo usado por 2 mil milhões de utilizadores diariamente, um valor que nenhuma outra solução atinge. As pontuações apresentadas não são favoráveis para esta solução, que assim se vê relegada para uma posição muito baixa.