Foram muitas as novidades que a Google trouxe recentemente ao Gmail. Para além de uma nova interface, há também novas funções que tornam este serviço ainda melhor.
Depois de as ter estreado no Desktop, na versão web, é agora hora destas novidades surgirem também no Android. A mais recente é o modo confidencial do Gmail, que pode agora ser usado no Android.
O modo confidencial do Gmail permite que qualquer utilizador deste serviço crie mensagens que têm um tempo de vida definido e que não podem ser encaminhadas ou copiadas. É uma forma simples de controlar a informação que enviamos, garantindo que apenas os destinatários pretendidos a podem ler.
A novidade do Gmail que a Google trouxe para o Android
Esta funcionalidade está já em utilização há vários meses na versão web deste serviço de e-mail, mas agora a Google resolveu incorporá-la também no cliente de e-mail do Android, para que possa ser usada ainda em mais lugares.
Como usar o modo confidencial do Gmail no Android
A forma de utilização desta nova versão segue os mesmos princípios, devendo o utilizador ativar o modo confidencial em cada mensagem que quiser enviar desta forma. Na mensagem, na zona do menu superior, vai encontrar a opção Modo confidencial.
De seguida deve ser definida a validade da mensagem e o código secreto de acesso à mesma. Caso este código seja definido por SMS, deve ser também indicado o número de telefone do destinatário da mensagem.
O destinatário só tem de seguir depois o processo apresentado na mensagem e aceder ao conteúdo da mesma. Este acesso tanto pode ser feito diretamente no Gmail ou, via browser, noutro qualquer cliente ou serviço de e-mail.
Apesar de estar a ter alguma oposição, como a que a EFF apresentou, alegando que não tem os níveis de segurança desejados, este modo confidencial parece ser a forma mais simples de ter mensagens que se destroem e que conseguem controlar quem lhes acede e de que forma o fazem.