O Google Maps depende de forma completa do GPS dos smartphones para ter acesso permanente à localização dos utilizadores. Assim, nem sempre consegue ter acesso a esse serviço e fica limitado. A Google quer contrariar isso e agora tem suporte para beacons Bluetooth o que o torna mais preciso em túneis.
O Google Maps melhora a precisão GPS
Embora tenham menos problemas que outros dispositivos que dependem do GPS, os smartphones não estão imunes a estas situações. Usar em túneis e dentro de alguns edifícios é quase impossível, uma vez que o sinal de GPS não penetra e fica bloqueado nestes locais.
As soluções existem e o Google Maps passa agora a usar os beacons Bluetooth que estiverem disponíveis. Estes transmitem a localização por outros meios que não o GPS e garantem a mesma precisão que o serviço satélite oferece.
Esta novidade surge no Google Maps com o suporte para beacons Bluetooth estando disponível numa nova configuração de navegação em túneis e outros locais inacessíveis. Esta esteve a ser testada e agora está disponível de forma alargada e aparentemente acessível a todos os utilizadores.
Suporte para beacons Bluetooth chegou
Esta nova opção está numa opção específica (Beacons de túnel Bluetooth) nas configurações de condução na área Definições de navegação das definições do Google Maps. De notar que esta opção está inativa por omissão e que os utilizadores devem ativar manualmente e autorizar a nova permissão pedida.
Por agora, apenas o Android tem acesso a esta novidade do Google Maps. Espera-se que em breve surja a mesma opção para o iOS, mas sem qualquer garantia de data. Uma vez que esta opção está já ativa e a ser usada no Waze, espera-se que funcione da mesma forma nesta plataforma onde agora está presente.
Com esta opção, o Google Maps passa a poder ser ainda mais preciso e garantir que os utilizadores não perdem o sinal de GPS. Assim, mesmo em túneis ou outros locais inacessíveis, fica garantido que este serviço não vai falhar.