Com a chegada do iPhone X, a Apple remodelou o modo de navegação no seu sistema e introduziu uma nova forma de controlo por gestos.
Com a massificação dos smartphones Android com ecrã infinito, a Google poderá também estar a preparar uma forma idêntica de navegação a ser implementada no Android P.
Com a massificação dos smartphones com ecrã infinito, os botões de navegação físicos têm tendência a desaparecer, estando a ser substituídos por botões virtuais. No entanto, embora estes botões tenham a sua funcionalidade, não convencem todos os utilizadores e ocupam uma parte do ecrã, reduzindo a área útil.
Para resolver essa questão, a Google prepara-se para introduzir um novo sistema de navegação por gestos, semelhante ao que a Apple apresentou no iPhone X.
Android P poderá receber navegação por gestos
Seguindo os passos da Apple, e como a OnePlus também já introduziu, o Android P poderá estar para receber um novo tipo de navegação que poderá ser mais intuitiva, mas com uma aprendizagem mais longa. Falamos da navegação por gestos que permite controlar as diferentes opções com alguns deslizes no ecrã e movimentos específicos.
Numa imagem partilhada no blog da Google, é possível ver uma barra de navegação que não está disponível no momento. Além de ter desaparecido o botão das aplicações recentes, o botão central está mais alongado e o botão de retroceder, segundo o Stephen Hall, apenas fica visível quando existe uma janela que necessite desta opção.
Ainda não existe uma data para a implementação desta nova opção, no entanto a mesma deverá ser em breve nas versões beta e oferecerá aos utilizadores um novo método de utilização do seu smartphone.