Pplware

Mais um golpe na Google! Huawei vai usar mapas e serviços da TomTom nas suas apps

Apesar de todas as limitações a que tem sido sujeita, a Huawei tem conseguido ultrapassar a ausência da Google. Esta é uma restrição imposta, que muitos pensavam ter um impacto negativo.

É verdade que a marca chinesa tem mostrado ser superior a qualquer um destes embargos e consegue já dispensar a Google. Isso é reforçado com uma novidade que surgiu agora. A Huawei e a TomTom selaram ontem um acordo para a utilização dos mapas e serviços da empresa dos Países Baixos.


Uma nova parceria com a Huawei e a TomTom

A luta da Huawei contra o embargo a que tem sido sujeita tem revelado uma empresa capaz de se reinventar. Depois de perder o acesso aos serviços da Google, criou os seus e tem já propostas de apps para todos os gostos. O mesmo tem acontecido nos smartphones, onde o Mate 30 é o exemplo.

Onde a Huawei tem mesmo de se focar é agora na oferta de serviços, para colmatar a falta do que a Google disponibiliza. Se a maioria está também já coberta, há ainda áreas onde precisa trabalhar para se tornar realmente independente.

Mapas para o ecossistema da marca chinesa

A mais recente, e onde tinha uma lacuna, veio diretamente da TomTom. As necessidades de serviços de mapas e funcionalidades de navegação para o ecossistema Huawei parece estar agora suprido. Um novo acordo entre estas duas empresas tratou desta parte de forma total.

Não são conhecidos ainda pormenores deste acordo, mas sabe-se que a Huawei vai usar a oferta da TomTom para tudo o que esteja relacionado com serviços de mapas para as suas apps e para os programadores que usam a sua loja.

Cada vez menos dependente dos serviços da Google

Esta aproximação vai mais longe e a Huawei poderá usar não apenas os serviços de mapas, mas também a informação de trânsito e o software de navegação. Estes vão estar sobretudo abertos para a integração em aplicações dentro do seu ecossistema.

Na verdade, e segundo a própria TomTom, este acordo estava já estabelecido há algum tempo, mas apenas agora foi anunciado. Revela também que a Huawei parece mesmo estar a dispensar a Google e que provavelmente terá uma oferta similar ao que esta tem para os smartphones.

Exit mobile version