Pplware

Google vai obrigar os fabricantes a usar o Android 10 em todos os novos smartphones

Um dos maiores problema do Android é a sua fragmentação. Este não se foca apenas nas atualizações, mas também nas versões que acompanham novos equipamentos. Não se entende porque novos smartphones são vendidos com versões desatualizadas.

A Google quer acabar com este cenário e por isso parece focada em mudar as regras. Já a partir de fevereiro todos os fabricantes vão mesmo ter de usar o Android 10 nos seus smartphones.


Android 10 vai ser padrão nos smartphones em breve

O processo de utilização dos serviços da Google nos smartphones Android é rigoroso. Os fabricantes precisam de entregar à empresa as versões que querem colocar nos seus equipamentos, para uma avaliação rigorosa.

A gigante das pesquisas quer agora limitar a utilização de versões mais antigas e definiu a data para que o Android 10 passe a ser o sistema adotado. A partir do dia 1 de fevereiro apenas versões com este novo sistema pode ser aceite.

Isto significa que após essa data apenas telefones com Android 10 vão chegar ao mercado e vão estar disponíveis. Muitos começaram já a preparar as suas versões antes até da Google lançar e apresentar o seu novo sistema operativo móvel.

A Google vai obrigar os fabricantes a atualizarem-se

Claro que este momento não impede que as marcas antecipem as avaliações e que certifiquem os seus equipamentos com versões mais antigas e que vão poder estar no mercado por mais uns meses. Desta forma a fragmentação é mantida, contrariamente ao pretendido.

Esta medida tem várias vertentes positivas para a Google. A primeira está no aumento da segurança dos utilizadores, com esta nova versão. Por outro lado, consegue que as métricas do Android sejam mais aproximadas do desejado, com muitos mais smartphones atualizados.

Não se entende porque os fabricantes não optam por usar a mais recente versão do Android. A Google assim consegue garantir que estes sejam atualizados nativamente e que as versões mais antigas desapareçam gradualmente.

Exit mobile version