Pplware

Google está a alertar e a bloquear a instalação do AnTuTu nos smartphones Android

Há muito que a AnTuTu é sobretudo a referência no que toca à medição do desempenho dos smartphones Android. Com a sua app são testados todos os componentes e avaliados face aos restantes, sempre recorrendo a dados centrais.

A Google nunca esteve muito satisfeita com esta recolha de dados no Android e tem tentado lutar contra isso. A mais recente ação leva a que se bloqueie a instalação do AnTuTu, alertando os utilizadores para os perigos que esta entretanto traz.


A AnTuTu está de novo com problemas no Android

A guerra da Google e do Android contra a AnTuTu não é decerto recente. Há vários anos que a gigante das pesquisas tenta que este serviço deixe de fazer a avaliação dos smartphones e assim recolher dados dos utilizadores, de forma quase impercetível para todos.

No início deste ano, e fruto de um problema identificado com a Cheetah Mobile, a AnTuTu foi removida da Play Store e não voltou até hoje. Os argumentos foram apresentados, mas isso não foi suficiente para demover a Google e trazer de volta a app.

Google tenta bloquear instalação desta app

Agora, e sem qualquer razão aparente, a Google parece estar a tomar mais medidas no Android. Ao ser instalada a AnTuTu, fora da loja do Android, está entretanto a ser mostrado um alerta que tenta afastar os utilizadores desta app e principalmente dos seus potenciais perigos.

Quem apresenta esta mensagem é o Play Protect, o mecanismo de segurança do Android que tenta monitorizar as apps instaladas. Este alerta revela que a app da AnTuTu pode recolher dados usados para monitorizar o utilizador.

O Play Protect está a alertar os utilizadores

Por enquanto os utilizadores não estão bloqueados de instalar a app da AnTuTu no Android. Há ainda a possibilidade de ignorar o alerta e avançar posteriormente com o processo de instalação desta app no sistema da Google, que decorre sobretudo sem problemas.

No entanto, e caso a Google assim o decida, o Play Protect poderá facilmente remover estas apps dos smartphones Android. Por enquanto esse passo parece estar ainda longe de acontecer, mas existe uma possibilidade real de ser tomado.

Exit mobile version