Ainda não temos o Android 15 disponível nos smartphones e já se fala na versão 16. Surgem rumores que a Google prepara uma maior integração Linux no seu sistema operativo.
Linux acessível a todos pela mão da Google
A Google prepara-se para apresentar suporte para máquinas virtuais (VM) Linux e uma aplicação Terminal completa para dispositivos móveis com Android 16. Considerando que o Android já é um sistema operativo baseado em Linux, esta nova funcionalidade permitirá aos utilizadores executar um sistema operativo completo.
A aplicação Terminal permitirá que os utilizadores executem comandos Linux diretamente dos seus dispositivos Android. Com suporte para aceleração GPU, as aplicações e o software baseados em gráficos também poderão funcionar de forma eficiente.
A aplicação Terminal também oferecerá recursos avançados de gestão do sistema, como tamanho do disco, encaminhamento de portas e recuperação de partições. Na verdade, esta funcionalidade pode ser vista como uma extensão do suporte Linux da Google no Chrome OS para dispositivos móveis.
Here’s a demo of Android’s in-development Terminal app for running Linux apps!
The Terminal app currently doesn’t automatically download and configure the Linux VM for you, so the developer who sent me this had to use the LinuxInstaller app to download Debian.
(I sped the video… https://t.co/mB6FqZXt8m pic.twitter.com/LWslApmroe
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) October 11, 2024
Android 16 deve mudar tudo
A oferta deste tipo de funcionalidade em dispositivos Android aumentará muito o poder e a flexibilidade da plataforma móvel. Os programadores poderão utilizar os seus dispositivos móveis como uma plataforma de desenvolvimento mais poderosa. Com a aceleração da GPU, as aplicações tornar-se-ão muito mais rápidas e suaves.
Estas inovações que virão com o Android 16 irão aumentar significativamente a utilidade dos dispositivos móveis. A Google prepara assim o seu sistema operativo móvel para dar ainda mais aos utilizadores, que podem usar os seus terminais móveis como ferramentas poderosas e com uma portabilidade única.
Estamos ainda longe de ver esta versão a poder ser usada de forma mais direta e em testes públicos. Ainda assim, as novidades não param de ser mostradas e de revelar tudo o que a Google prepara para o Android. Assim que o Android 15 esteja acessível nos fabricantes, certamente que esta versão terá o foco total dos programadores.