A Google não para de desenvolver o seu sistema operativo móvel. O Android 10 ainda não está em todos os dispositivos atuais, mas o Android 11 está já no forno e poderá ter mais novidades no que diz respeito ao Dark Mode!
Na versão 10 do sistema operativo, um dos destaques foi o “modo escuro” implementado de forma geral no sistema. Na próxima versão, este será elevado a um novo nível! Tal foi indicado pela própria Google num fórum.
A Google, mesmo com tantas fabricantes a criarem as suas próprias interfaces, continua a investir no desenvolvimento do Android. As novidades são implementadas em várias categorias, sendo que um dos destaques do Android 10 foi a chegada do Dark Mode! A partir desta versão, tal ficou disponível para os utilizadores de forma geral.
Naturalmente, antes de o lançar para todos os smartphones, o modo escuro foi testado internamente e junto de uma restrita comunidade. Durante estes testes, foi equacionada a possibilidade de implementar um Dark Mode automático. O automatismo regulador seria a hora do dia… Ou seja, durante o dia o modo escuro estaria desativado, ativando-se em períodos noturnos.
Tal capacidade acabou por não ser implementada no Android 10, mas tudo indica que o será no Android 11! Quem o indicou foi um funcionário da própria Google, numa publicação feita no Google Issue Tracker.
Segundo a gigante tecnológica, esta funcionalidade ainda não está disponível porque encontraram dificuldades na sua implementação. O desafio estava sobretudo na precisão da transição conforme o nascer e pôr do sol, que é difícil de catalogar na proximidade das zonas polares.
Para além disso, haviam sido registados diversos bugs nos testes efetuados a esta funcionalidade. Visto que a transição afeta todo o sistema operativo, algumas apps deixavam de funcionar caso estivessem a ser usadas durante o período de transição do Dark Mode.
Apesar de tudo, parece que a Google ultrapassou todos estes entraves! Os planos da empresa passam por implementar esta funcionalidade no futuro, sendo muito provável que seja já no Android 11.