Pplware

Google Chrome para Android deixará de ser suportado em 32 milhões de dispositivos

O Android Jelly Bean foi lançado há seis anos e é, atualmente a versão mais antiga do Android a receber updates do browser da Google, o Chrome. No entanto, isso parece estar prestes a mudar em breve.

Um commit descoberto recentemente no código do Chrome para Android, sugere que o browser não deverá receber mais atualizações em dispositivos com a versão 4.1 até à 4.3 do sistema operativo Android.


Atualmente, os nossos smartphones encontram-se recheados de aplicações com acesso à Internet e onde podemos realizar várias tarefas. Mas, ainda assim, o browser continua a desempenhar um papel fundamental na experiência de utilização de um smartphone.

Existem vários browsers disponíveis para smartphones Android, mas o Chrome é dos mais utilizados e tem-se revelado um dos favoritos dos utilizadores.

Segundo foi reportado pela XDA Developers, a Google deverá deixar de atualizar e suportar o Google Chrome em dispositivos Android que possuam o sistema operativo Android Jelly Bean. Até ao momento, o Google Chrome pode ser instalado a partir da Play Store em qualquer dispositivo com Android 4.1 ou posterior. Mas em breve a gigante tecnológica apenas irá dar suporte ao browser da empresa a partir do Android 4.4 Kit Kat.

Por opção padrão apenas será suportado no Android Kit Kat ou posterior

Informação presente no commit

De acordo com os últimos relatórios do mês de setembro, que mostram a distribuição do sistema operativo Android, as três builds do Android Jelly Bean representam apenas 3,2% dos dispositivos que possuem o sistema da Google e que visitaram a loja de aplicações da empresa no período de sete dias em que a informação foi recolhida.

Deste modo, sendo que existem mais de mil milhões de dispositivos a utilizar o sistema operativo Android, isto significa que o fim do suporte do Chrome no Jelly Bean irá afetar cerca de 32 milhões de dispositivos.

Apesar do Chrome ser um dos melhores browsers para Android, é de fazer notar que outros, também muito bons, como o Firefox ainda suportam dispositivos desde a versão 4.1 do Android. Por isso, se utiliza um dispositivo Android um pouco mais antigo, vale a pena explorar outras alternativas.


Leia também:

Exit mobile version