Pplware

A Google está a trabalhar numa certificação para smartphones gaming com Android

O investimento em jogos para smartphones e outros dispositivos do segmento mobile é cada vez mais uma realidade. Tendo perfeita noção disto, a Google está a trabalhar numa certificação para smartphones gaming com Android!

O programa, denominado Game Device Certification, será um protocolo que as fabricantes devem cumprir de modo a garantirem que os seus dispositivos estão ao nível das exigências da indústria.


O sucesso de alguns grandes títulos está a trazer mais investimento para o gaming em dispositivos mobile. Recentemente, os que mais se destacam são o Mario Kart Tour e Call of Duty Mobile.

Assim sendo, é importante que as fabricantes desenvolvam terminais que estejam à altura das necessidades impostas por estes jogos mais poderosos. Desse modo, a Google está a desenvolver um certificado – Game Device Certification – para ser atribuído a alguns modelos em específico.

Para conseguirem a certificação, as OEM devem seguir o protocolo e desenvolver modelos que respeitem e sigam as exigência da Google. O objetivo é garantir que ‘os desenvolvedores de jogos não enfrentem restrições inesperadas, como perdas de núcleos do CPU ou outros comportamentos estranhos no sistema’.

A informação foi adiantada em primeira mão pelo xda-developers. Estes tiveram acesso à versão 7.0 do documento que já está a começar a circular junto de algumas fabricantes. Datado do dia 3 de setembro, coincide com o dia em que a Google lançou oficialmente o Android 10!

O documento entra em detalhes para explicar como as fabricantes devem criar dispositivos com comportamento competente. Para alcançar isto – que estará diretamente relacionado com a GPU – a Google diz que ‘os dispositivos certificados devem ser munidos de uma GPU de alto desempenho, moderna e atualizada’.

Mais especificamente, os smartphones devem oferecer suporte à versão 1.1 da API do Vulkan Graphics. Por fim, em termos de memória, a Google exige que os dispositivos certificados permitam que os jogos possam usar pelo menos 2,3 GB de RAM antes de serem suspensos pelo SO.

League of Legends – LoL está a caminho dos smartphones Android e iOS

Exit mobile version