Pplware

Google proibiu apps que apresentem anúncios no ecrã de bloqueio

O Android, sendo um sistema aberto e acessível a todos, tem uma grande capacidade de personalização e de configuração. Se a maioria o aproveita de forma correta, muitos programadores acabam por subverter esta abertura e aproveitam-se dela.

A Google tenta sempre mudar estes comportamentos mantendo regras firmes. A mais recente alteração às regras vem proibir às apps que apresentem publicidade no ecrã de bloqueio.


Apesar de não ser uma situação normal, muitas apps do Android abusam de algumas funcionalidades deste sistema para apresentarem publicidade aos utilizadores sempre que podem. Isto leva a que surjam no ecrã de bloqueio anúncios e publicidade, nem sempre desejada.

A Google mudou agora as regras e eliminou essa possibilidade, estando claro na sua política de utilização da Play Store.

Rentabilização do ecrã de bloqueio

Exceto quando o objetivo exclusivo da aplicação é ser um ecrã de bloqueio, as aplicações não podem introduzir anúncios ou funcionalidades que rentabilizem o ecrã bloqueado de um dispositivo.

Segundo a Google, apenas as apps criadas para tratar do bloqueio do ecrã vão poder apresentar essa publicidade, deixando de fora todas as outras que não sendo desenhadas para tratar dessa área apresentavam anúncios.

Não se sabe ainda ao certo como a Google irá controlar se as apps fazem a apresentação de publicidade de forma correta ou se recorrem a outros mecanismos, que se sabem agora ser proibidos.

Por diversas vezes a apresentação de publicidade foi adicionada depois das apps serem lançadas, quase sempre através de atualizações que trouxeram novidades e melhorias.

As regras que a Google impõe pretendem melhorar a utilização do Android, eliminado utilizações abusivas ou descontroladas e que são prejudiciais para os utilizadores. Esta foi apenas mais uma das várias que ao longo dos anos surgiram e que conseguiram tornar o Android um sistema melhor.

Exit mobile version