Pplware

A Google apaga os backups do Android sem avisar os utilizadores

As cópias de segurança e a salvaguarda de dados são importantes em qualquer sistema. O Android, por ser criado e mantido pela Google, usa toda a sua estrutura para garantir que os backups são guardados.

Seria esperado que esta integração garantisse que estes são guardados de forma definitiva e sem limites. Mas a Google parece não pensar assim e apaga as cópias dos dispositivos que não são usados.


Esperava-se que a Google tratasse as cópias de segurança dos dispositivos Android de forma exemplar e que garantisse a estas um armazenamento ilimitado por muito tempo. É um serviço do Android, com recursos da Google e que a empresa incita a usar.

A verdade, e que foi agora revelada no Reddit, é que a Google afinal tem uma política de retenção destas cópias muito restrita e, principalmente, que as elimina do Drive sem dar qualquer conhecimento aos utilizadores.

PSA: Google will delete your Android backup if you don't use an Android phone for 2 months from Android

Este utilizador, após vários meses sem usar o seu dispositivo Android, acabou por deixar de ver as cópias de segurança no Google Drive e percebeu que os seus dados tinham sido apagados, sem qualquer informação ou alerta da Google. Simplesmente os dados foram eliminados e sem qualquer possibilidade de recuperação.

Esta é uma informação pública e a Google sempre a teve publicada no seu site de suporte, mas nunca o fez de forma clara e nem o publicitou junto dos utilizadores.

Ao fim de duas semanas sem usar o dispositivo, é mostrada uma mensagem no Google Drive quando navegarem na pasta de cópias de segurança e, ao fim de 2 meses, esses dados são eliminados, sem possibilidade de recuperação. Caso este seja ligado, durante esse período, o contador volta a zero e os alertas desaparecem.

Esperava-se que a Google agisse de forma mais adequada e que alertasse os utilizadores para a perda dos dados, ainda mais, sendo estes de grande importância e de valor para os utilizadores.

Exit mobile version