Pplware

Google anuncia o Android 10 Go para smartphones com até 1,5 GB de RAM

A Google lançou há poucas semanas a nova geração do seu sistema operativo móvel, que já está a chegar a alguns dispositivos. Agora, foi a vez de apresentar o Android 10 Go, para smartphones com até 1,5 GB de RAM.

Esta versão, tal como aconteceu anteriormente, será bastante mais leve que o padrão de modo a proporcionar uma boa experiência de utilização em equipamentos com especificações modestas.


Têm sido vários os smartphones lançados com a versão Go do sistema operativo da Google. Estes equipamentos estão especialmente em faixas de preço muito baixas ou em mercados emergentes. A gigante tecnológica tenta, dentro dos possíveis, colocar uma boa dose de funcionalidades e serviços neste sistema operativo, sem beliscar na sua leveza e simplicidade.

No Android 10 Go, a Google continuou com esta sua abordagem. Desta vez, um dos focos está nas aplicações da Google, que foram completamente reformuladas para esta versão. Assim, mantêm as suas aptidões “lite” enquanto trazem mais capacidades para os utilizadores.

Nestes equipamentos com a versão Go, é comum que o espaço de armazenamento interno seja bastante limitado. Não obstante, o sistema operativo está melhor do que nunca a lidar com isso. Comparativamente ao Android Nougat, o Android 10 Go ocupa metade do espaço em disco. Para além disso, as próprias aplicações da Google estão 50% mais leves.

Apesar de todo o foco na otimização para dispositivos modestos, o Android 10 Go tem também funcionalidades de produtividade, privacidade e segurança. O Files é o explorador de ficheiros da Google que foi agora adaptado para esta versão do sistema operativo. Para segurança, a Google dispõe do Adiantum que permite encriptar ficheiros sem atacar severamente o desempenho do terminal.

Quanto à atualização de smartphones mais antigos com Android 9 Go para esta nova versão, tal não foi abordado. A gigante tecnológica focou-se na apresentação das novidades que pretende trazer à sua plataforma. Contudo, os utilizadores devem receber novidades quanto a isso, em breve!

O Chrome pode ser um belo aliado para ganhar espaço de armazenamento

Exit mobile version