Pplware

Google muda gestão de bateria do Android nos seus smartphones

Um dos maiores problemas que atualmente encontramos nos smartphones é o rápido consumo de energia e a gestão da própria bateria. Esta afeta tanto o Android como o iOS e depende muito de como os utilizadores exploram os seus equipamentos.

A Google está prestes a mudar a gestão de energia dos seus smartphones, tornando-a mais inteligente e abandonando algumas das técnicas mais usadas. O resultado final é mesmo o esperado, uma maior vida útil da bateria.


A forma como é feita a gestão e a apresentação de consumos de energia no Android é pouco precisa e tende a seguir padrões que não são corretos. Como resultado, nem sempre os valores de consumo e de bateria restante são os mais exatos e induzem os utilizadores em erro.

O Android tende a verificar padrões curtos e a usá-los para conseguir calcular os consumos futuros. Isto é errado pois leva a que sejam usados períodos que não correspondem à verdade. Caso exista um consumo de 10% na última hora, o Android assume-o para o futuro e apresenta dados com base nesse valor, mesmo que errados.

O futuro vai trazer uma melhoria e o Android passará a fazer uma avaliação maior no tempo, procurando detetar padrões e comportamentos, aplicando-os depois nos cálculos dos consumos e da energia existente para ser consumida.

Esta melhoria, e por agora, estará limitada aos mais recentes equipamentos da Google, os Pixel e Pixel 2. É nestas máquinas que a gigante das pesquisas ainda aposta e onde tem colocado as suas novidades do Android.

Não se sabe se esta mudança irá ser alargada ao Android e depois incorporada em versões futuras e acessíveis e a todos os fabricantes, para que estes a coloquem nos seus modelos futuros.

Com esta mudança a Google consegue dar aos seus smartphones e ao Android uma maior precisão nos consumos e, principalmente, uma estimativa muito mais precisa da energia que ainda vão poder ter e usar.

Fonte

Exit mobile version