Pplware

Google acusada de espiar apps Android concorrentes para melhorar as suas

Ao criar e desenvolver o Android, a Google tem uma posição única e acesso claro a todos os dados que passam neste sistema. A empresa sempre se defendeu de acusações de recolha e utilização de dados, mas agora parece óbvio algo que todos julgavam acontecer.

Uma investigação recente veio mostrar e provar que a Google recolhe e observa esses dados. Esta postura leva agora a empresa a ser acusada de espiar apps concorrentes para melhorar as suas no Android.


Google acusada de espiar os seus concorrentes

Segundo o que revelou o site The Information, várias das suas fontes têm conhecimento de uma postura única da Google face à sua concorrência no Android. Ao ter acesso completo ao sistema operativo, a empresa estará a recolher dados para proveito próprio.

Para fazer esta recolha, a Google estará a recorrer a um serviço já presente no Android há algum tempo. Este chama-se Lockbox e monitoriza de forma seletiva os utilizadores, recolhendo informações que a empresa necessita e tem rapidamente acesso.

Criadora do Android já veio reconhecer esta prática

Do que foi apresentado, a Google terá usado esses dados para criar novas apps, concorrentes ao que existe. O exemplo dado foi na criação de uma nova app similar ao TikTok na Índia. Foi ainda dado como exemplo a monitorização feita a apps de email para melhorar o Gmail.

A Google entretanto já veio a público admitir que essa recolha de dados existe e que é feita de forma ativa. Garantiu, no entanto, que usa essa mesma informação para melhorar o Android e o comportamento das app, visando a poupança de bateria neste sistema.

Dados afinal são públicos para os programadores

Revelou ainda que esses mesmos dados estão acessíveis a qualquer programador, podendo ser avaliados e processados. O que a empresa não apresentou foi a visão única que tem sobre esses mesmos dados. Tem acesso aos mesmos, mas de todas as apps e pode assim fazer o cruzamento dos mesmos.

Esta é mais uma situação complicada para a Google, que pode levar novos processos. Esta está constantemente a ser acusada de práticas contra a concorrência e esta pode ser uma prova importante para futuras acusações.

Exit mobile version