A Huawei apresentou em Abril o Huawei P9, um smartphone de topo equipado com uma câmara dupla desenvolvida em conjunto com a Leica, pensada para rivalizar com as DSLR.
Num post recente no Google Plus, em que a Huawei apresentava uma fotografia tirada com o Huawei P9, descobriu-se que afinal a fotografia tinha uma origem diferente.
Desde a apresentação do P9 que a Huawei tem apostado em destacar e promover a câmara dupla desenvolvida em conjunto com a Leica que se tem apresentado como uma rival das máquinas DSLR, devido à grande qualidade resultante das suas duas lentes e de todo o processamento envolvido.
Este argumento não tem conseguido gerar consenso, sendo a verdadeira qualidade da câmara e o papel da Leica no desenvolvimento da mesma temas de debate frequente no seio da comunidade.
Numa publicação recente no Google Plus, a Huawei partilhou uma fotografia tirada com o P9 para mostrar as capacidades da sua câmara fotográfica. Esta vinha acompanhada de uma descrição onde destacava a capacidade da câmara em fotografias num ambiente de pouca luz.
We managed to catch a beautiful sunrise with Deliciously Ella. The #HuaweiP9’s dual Leica cameras makes taking photos in low light conditions like this a pleasure. Reinvent smartphone photography and share your sunrise pictures with us. #OO
Mas, através da análise dos dados EXIF extraídos pelo Google, que a Huawei não removeu, foi possível verificar que afinal, para tirar a fotografia, em vez de ser utilizado um Huawei P9, foi usado um Kit Canon de cerca de 4500$ (cerca de 4036€) composto pela DSLR Canon 5D Mark III e pela objectiva Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM.
A Huawei já reagiu a esta notícia afirmando que a fotografia foi tirada profissionalmente durante a gravação de uma publicidade ao Huawei P9 e partilhada para inspirar a comunidade.
It has recently been highlighted that an image posted to our social channels was not shot on the Huawei P9. The photo, which was professionally taken while filming a Huawei P9 advert, was shared to inspire our community. We recognise though that we should have been clearer with the captions for this image. It was never our intention to mislead. We apologise for this and we have removed the image
O post foi entretanto retirado com um pedido de desculpas da marca que reitera que não pretendia enganar ninguém, mas que deveriam ter sido mais claros quanto à origem da fotografia.
Este incidente levanta de novo a questão sobre a veracidade dos testes de câmaras divulgados habitualmente pelas marcas e até que ponto o cliente pode ou não confiar nas informações que são divulgadas.