Actualização: Adicionada declaração oficial da Samsung sobre este caso.
A eterna guerra entre os utilizadores e os fabricantes de smartphones Android sobre as actualizações pende normalmente para o lado dos segundos, deixando os equipamentos desactualizados e expostos a problemas.
Mesmo sendo quase uma obrigação, muitas marcas optam por ignorar esta questão e deixam os utilizadores ao abandono. A Samsung, uma das maiores marcas do mundo Android, vai agora ter de responder em tribunal, precisamente por não lançar actualizações para os seus smartphones.
Sendo o maior fabricante Android é esperado que a Samsung forneça aos utilizadores e aos equipamentos que vende as mais recentes actualizações do sistema operativo da Google, mantendo estes equipamentos protegidos contra as falhas de segurança e contra os problemas que vão surgindo.
Este processo está a decorrer num tribunal holandês e foi movido pelo Dutch Consumer Group contra a Samsung. Em causa está a acusação deste grupo à Samsung por esta não ter sido capaz de fornecer informações suficientes sobre actualizações de software, vulnerabilidades de segurança ou as próprias actualizações.
De acordo com um estudo realizado pelo Dutch Consumer Group, na Holanda 82% dos dispositivos Samsung avaliados não tinham a mais recente versão do Android que foi lançada durante os 2 anos após a compra, algo que a marca se comprometeu a fazer. Foi ainda adiantado que ao não cumprir com esta regra, estes dispositivos ficaram expostos a problemas e a outras falhas.
De acordo com Bart Combee, director da Dutch Consumer Group, a intenção deste processo é clara, fazer com que a Samsung seja mais clara com os seus clientes e que forneça actualizações regulares.
On buying a Samsung Android device, consumers are given inadequate information about how long they will continue to receive software updates. The Consumentenbond is demanding that Samsung provides its customers with clear and unambiguous information about this.
Samsung moreover provides insufficient information about critical security vulnerabilities, such as Stagefright, in its Android phones. Finally, the Consumentenbond is demanding that Samsung actually provides its smartphones with updates
Esta não é a primeira vez que a Samsung se vê a braços com processos relacionados com problemas no Android. Já antes tinha sido processada na China por todo o bloatware que os seus equipamentos trazem.
Pode ser também uma oportunidade para que outras associações de consumidores europeias tomarem posições contra a Samsung e a sua política de actualizações.
Actualização
A Samsung já reagiu a este processo e enviou para o Pplware uma declaração oficial sobre este caso, que pode ser lida abaixo.
Na Samsung, acreditamos que o nosso sucesso depende da confiança que os nossos consumidores depositam em nós, bem como dos produtos e serviços que oferecemos. Com base nestes valores, nos últimos meses, a Samsung assumiu diversos compromissos com o intuito de melhor informar os consumidores sobre questões relacionadas com a segurança, e sobre as medidas que estão a ser implementadas para as endereçar essas mesmas questões. A segurança de dados é uma prioridade máxima e trabalhamos arduamente todos os dias com o objectivo de assegurar que os dispositivos que comercializamos e a informação neles contida são salvaguardados.
fonte da Samsung