Pplware

Falha deixa vulneráveis 600 milhões de smartphones Samsung

Uma grande parte dos dispositivos móveis Android dos grandes fabricantes vêm com muito software adicional instalado. Estes extras nem sempre são bem recebidos, mas alguns conseguem melhorar o próprio Android.

O teclado SwiftKey é um desses exemplos, mas foi descoberto que no caso dos dispositivos Samsung este teclado tem sérios problemas de segurança, que deixam vulneráveis os utilizadores e os seus dados.

O SwiftKey é o teclado que a maioria dos dispositivos Samsung têm instalados e em utilização por omissão. Esta é uma adição que a Samsung fez e que a maioria dos utilizadores não altera.

Se é encarada como uma melhoria por muitos, a verdade é que pode representar um problema para os utilizadores, por culpa do sistema de actualizações que tem implementado.

O especialista de segurança Ryan Welton, da empresa NowSecure, apresentou recentemente na conferência Blackhat a falha, e mostrou que é possível instalar no Android aplicações maliciosas e aceder a informação do próprio sistema operativo.

A falha está num ponto que é frequentemente usado, as actualizações dos idiomas, que é feito sem o recurso a qualquer mecanismo seguro e cifrado nas ligações, e em formato de texto.

Esta falha no processo de actualização permitiu a Ryan Welton criar mecanismos que colocados numa rede conseguiram ludibriar os dispositivos Samsung e fornecer acesso e permissões que permitiam depois escalar dentro do Android e tomar medidas mais perigosas.

Por ser uma aplicação que vem pré-instalada na maioria dos dispositivos Samsung, esta falha está presente em mais de 600 milhões de smartphones desta marca.

Esta falha não é nova e tinha sido já reportada pela NowSecure à empresa Sul Coreana em Dezembro de 2014. De imediato a Samsung informou a NowSecure de que estaria a trabalhar numa actualização que iria resolver o problema nas versões 4.2 e posteriores do Android.

A verdade é que Ryan Welton conseguiu reproduzir o problema nos modelos mais recentes da marca, nomeadamente no Samsung Galaxy S6, contrariando a informação da própria empresa.

Este é um problema que pode ser complicado de resolver pelos utilizadores uma vez que não existem actualizações por parte da Samsung para este seu teclado e também porque o mesmo não pode ser desinstalado. A falha pode ser explorada mesmo quando o teclado não está escolhido como o que é usado no sistema.

Este é um problema que afecta exclusivamente os dispositivos da família Galaxy, desde os mais antigos S3, 4 e seguintes, bem como os Note 3 e 4.

A SwiftKey já veio a público indicar que o seu teclado apenas tem este problema nos dispositivos Samsung e que as versões disponíveis na Play Store não apresentam qualquer problema.

Apesar de ser um problema grave, existem algumas atenuantes que o tornam difícil de aplicar. Segundo foi descrito, o atacante terá de estar na mesma rede wifi que a vítima. Outras formas mais complicadas também podem ser exploradas, mas envolvem a alteração de registos de DNS ou o acesso não autorizado aos equipamentos da rede onde o smartphone está ligado.

Para já a Samsung ainda não comentou o problema ou lançou qualquer actualização para o resolver. Mesmo que o faça o problema continuará a existir em muitos milhares de equipamentos.

Exit mobile version