Pplware

Facebook avalia e recolhe bibliotecas dos smartphones Android às escondidas

A relação do Facebook com a privacidade é conturbada. Os casos são por demais conhecidos e as situações não abonam para os utilizadores e os seus dados. A empresa tenta melhorar esta situação, mas, na verdade, os novos casos não param de surgir.

Uma nova análise ao código da app do Facebook para Android e ao seu comportamento revelaram uma situação que pode ser considerada anormal. A app está a analisar e principalmente a recolher as bibliotecas do Android sem uma razão aparente.


O Facebook está novamente a fazer recolhas

O comportamento agora descoberto é no mínimo estranho. Detetou-se que a app do Facebook para Android analisa as bibliotecas presentes no sistema e que as envia para os servidores da rede social. Esta é avaliação que é feita periodicamente e não visa os dados do utilizador. Apenas e só as bibliotecas do sistema são visadas.

Aparentemente o Facebook está a criar uma coleção de todas as diferentes bibliotecas existentes nos smartphones Android. O nome dado a este projeto é já conhecido: Global Library Collector. A descoberta foi feita por Jane Manchun Wong, conhecida por descobrir novidades nas apps do Facebook ou Instagram.

As bibliotecas do Android são agora as vítimas

Ao analisar as comunicações feitas pela app no Android, descobriu que estavam a ser enviados dados para avaliação das bibliotecas. Caso estas não estivessem registadas, o processo seguinte seria simples. Posteriormente, são comprimidas e remetidas para o Facebook.

Não havendo dados dos utilizadores associados, ficam de fora quaisquer questões de privacidade. No entanto, o Facebook nunca referiu que faz esta recolha e está, ao mesmo tempo, a consumir recursos e dados de forma desnecessária aos utilizadores.

O estranho neste processo não é comunicado e não pode ser desligado pelos utilizadores. Existem já algumas teorias que explicam este processo de recolha de bibliotecas do Android pelo Facebook. Muitos alegam que é para conseguir despistar problemas nas suas aplicações.

É a app que está a recolher os dados

Como existem pequenas alterações nas bibliotecas, dependendo dos fabricantes, eventualmente podem provocar problemas. Outra dá conta da tentativa de acesso a APIs que a Google entretanto bloqueou para segurança dos utilizadores.

A verdade é que o Facebook não justificou este processo e nem veio a público explicar a razão pela qual faz a recolha destas peças da Google e de outros fabricantes. É mais um mistério que fica por esclarecer no universo da maior rede social da Internet.

Exit mobile version