Pplware

Facebook pode espiar utilizadores dos smartphones Samsung sem estes saberem

Os últimos meses não têm sido simples para o Facebook. Depois do escândalo da Cabridge Analytica e de outras empresas que obtinham dados dos utilizadores de formas pouco transparentes, a empresa não tem conseguido recuperar a confiança dos utilizadores.

Um novo problema parece ter agora sido detetado, nos smartphones da Samsung. Aparentemente as apps da maior rede social não estão a ser filtradas nas permissões de acesso e a empresa pode, se quiser, espiar os utilizadores sem que estes percebam.


Com o Android Oreo a Samsung adicionou algumas medidas de segurança que permitem aos utilizadores controlar de forma mais fina que permissões as apps têm e que recursos estão a usar.

Na prática, isto leva a que seja mostrada uma notificação sempre que uma app use a câmara ou o microfone. Assim, e para além de terem acesso a essa informação, podem também bloqueá-la e impedir utilizações abusivas.

O problema agora descoberto mostra que no caso de alguns smartphones Samsung as apps da Samsung escapam a este controlo e não é possível bloquear o acesso. Desta forma, se a câmara, o microfone ou outro elemento estiver a ser usado, os utilizadores não são notificados.

Do que foi possível apurar, este problema tem uma explicação simples e uma resolução mais complicada. Uma vez que as apps do Facebook são instaladas com o próprio Android, o sistema operativo entende que são nativas e de confiança, permitindo que escapem a este controlo.

Não se sabe ainda se esta é uma situação provocada pela Samsung, com algum problema na sua versão do Android Oreo, ou se é algo que as apps do Facebook provocaram com a sua pré-instalação.

O que é certo é que esta é mais uma falha de segurança associada ao Facebook e às suas apps, que permite que sejam recolhidas informações dos utilizadores sem que estes consintam e que tenham conhecimento.

Os problemas de privacidade do Facebook no Android

Exit mobile version