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Facebook controla as 4 apps mais usadas nos dispositivos móveis

A aposta do Facebook nos dispositivos móveis foi clara há alguns anos. Os desenvolvimentos das suas apps móveis ultrapassam já os das restantes plataformas onde tem presença.

A confirmar que esta foi uma aposta claramente acertada, surge agora a informação de que o top 4 das aplicações mais usadas nos dispositivos móveis está entregue ao Facebook e aos seus diferentes serviços.


A quase totalidade dos utilizadores dos dispositivos móveis tem instalada uma aplicação do Facebook, dando-lhe o domínio absoluto deste campo. Uma avaliação da SensorTower mostra que, durante o primeiro trimestre de 2017, as 5 principais aplicações usadas, tanto na App Store como na Play Store pertenciam ao Facebook.

O Facebook controla as principais apps usadas

Em primeiro lugar, e no universo das aplicações, está o WhatsApp, o serviço de mensagens que o Facebook comprou. Abaixo vem a app principal da rede social, seguida do Messenger, outra app de comunicação do Facebook. Por fim, e a fechar o top 5, está o Instagram, outra compra da maior rede social da Internet.

Como curiosidade, caso tivesse conseguido comprar o Snapchat, o Facebook teria também a posição seguinte da lista, uma vez que esta app está na 5ª posição.

As apps mais lucrativas do universo móvel

No campo das receitas e dos lucros, onde as marcas competem pela venda dos seus serviços, o cenário é completamente diferente. Aqui o domínio é claramente do Netflix, do Line e do Tinder.

O destaque vai mesmo para o Netflix, que conseguiu crescer 286% face ao mesmo período do ano passado, passando de $34,6 milhões de dólares para 133 milhões de dólares.

Uma perspetiva mais alargada mostra que o mercado das apps cresceu dos 11,9 mil milhões de dólares obtidos no ano passado para 13,5 mil milhões de dólares atuais, representando um crescimento de 14 pontos percentuais. Destes valores 4,7 mil milhões vieram da App Store e os restantes 8,8 mil milhões vieram do Google Play.

Importa realçar que estes rankings estão limitados às apps e deixam de fora os jogos, uma área que provavelmente acabaria por alterar por completo os números apresentados.

Via: SensorTower

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