Pplware

Fabricantes Android obrigados a lançar atualizações de segurança periódicas

Um dos maiores problemas do Android reside na ausência de atualizações, não apenas as de evolução do sistema operativo, mas também as mais básicas e importantes, as de segurança.

A Google quer acabar com esta situação e tem alterado as regras ao longo dos anos, com resultados aquém do esperado. Isto pode agora mudar e os fabricantes Android podem vir a ser obrigados a lançar atualizações de segurança periódicas.


Ainda não existe nada de concreto, mas a Google deverá estar a trabalhar no sentido de mudar os contratos que tem com os fabricantes Android, levando a que estes passem a lançar atualizações de segurança periódicas.

Foi durante uma das sessões da Google I/O, dedicada ao Android e à sua segurança, que David Kleidermacher, o responsável máximo desta área do SO móvel da Google, deu a entender que a empresa tem estado a trabalhar com os fabricantes para garantir atualizações periódicas.

Também trabalhámos na criação de correções de segurança nos nossos contratos com os OEM. Isso irá levar a um aumento massivo no número de dispositivos e utilizadores que vão receber atualizações de segurança periódicas.

Claro que ainda é cedo para se verem alterações e nem se sabe quais são os fabricantes que já realizaram este acordo com a Google. Nos próximos tempos esta informação acabará por ser tornada pública.

Na primeira semana do mês a Google disponibiliza a lista de correções que o Android deverá receber, fornecendo aos fabricantes esta informação um mês antes, dando-lhes tempo de se preparar e lançar as necessárias atualizações de segurança.

Se as grandes marcas aproveitam este momento, garantindo a segurança aos seus dispositivos, muitas outras marcas simplesmente ignoram esta informação.

Com esta mudança agora esperada este panorama deverá mudar, com os fabricantes a terem a obrigação de lançar as atualizações para os seus equipamentos.

O processo de atualizações, mesmo as mais básicas ficou facilitado com o projeto Treble da Google, cabendo às marcas e aos OEM tratarem da incorporação do código nas suas versões das atualizações.

Esta é uma mudança que já há muito se esperava. A Google já lança todos os meses as necessárias atualizações de segurança para os modelos que ainda suporta, algo que todos deveriam seguir. Com esta novidade este poderá ser um processo mais simples e direto.

Exit mobile version