Pplware

DxOMark confirmou que algumas marcas oferecem dinheiro para repetir testes

No mundo da fotografia, a DxOMark é uma das publicações mais conhecidas na análise de material fotográfico.

Tal como muitos suspeitavam, um responsável da empresa americana afirmou que várias marcas já tentaram oferecer dinheiro de forma a verem os seus produtos analisados.


Quando procuramos uma análise ou comparação entre câmaras de smartphone, DSLR, compactas ou mesmo lentes, a DxOMark é uma das melhores fontes deste tipo de conteúdo.

No entanto, embora as análises sejam profundas e detalhadas, sempre existiu uma desconfiança sobre os resultados dos testes, com várias pessoas a acusar a marca americana de ser paga para falar bem de um produto.

Numa entrevista dada ao AndroidHeadlines, o vice-presidente da DxOMark, Nicolas Touchard, veio dar o seu contributo para esta questão, confirmando que a empresa recebe constantemente propostas de várias marcas para analisar os seus smartphones. No entanto, Touchard não considera este gesto como suborno, afirmando que é uma proposta comum para quem nunca trabalhou com eles e não conhece o seu processo.

A DxOMark reafirma assim que não aceita pagamentos de ninguém para facilitar a análise de alguns equipamentos, nem agora nem no futuro, tendo esta decisão sido respeitada pelas marcas que tentaram este contacto.

 

Além das análises da componente fotográfica, a DxOMark também oferece consultoria e formação de forma a avaliar mais exaustivamente os diversos parâmetros fotográfico, algo que aconteceu o ano passado com a OnePlus. Este caso levou a que muitas pessoas achassem que a análise estaria influenciada pela própria marca e retirando a credibilidade ao projeto.

A título de curiosidade, todas as análises são feitas num dos 5 laboratórios da empresa e demoram cerca de 10 dias a serem concluídos, 5 para a captação fotográfica e outros 5 para a análise.

Exit mobile version