Pplware

Está mais difícil ativar as Opções de programador no Android

O Android é o sistema móvel mais modular que hoje em dia se pode usar. Com uma liberdade única, permite aos utilizadores alterarem muitos parâmetros sem haver um efeito no sistema.

Esta mudança pode ser feita recorrendo às Opções de programador, algo que existe desde o início do Android. A Google agora resolveu tornar o acesso a estas opções mais difícil, para garantir a segurança do seu sistema.


Existem muitos (bons) exemplos de como as Opções de programador conseguem melhorar o Android, alterando pequenos parâmetros que fazem toda a diferença. Esta não está acessível a todos diretamente, tendo de a ativar, de forma consciente e, importante, os utilizadores devem saber o que alteram.

Sendo esta uma área sensível, a Google resolveu aumentar a sua segurança, no Android O, passando a exigir a todos os que querem desbloquear as Opções de programador que confirmem o seu código ou padrão de desbloqueio.

Nesta nova versão do Android, e depois de carregarem 7 vezes na informação do Número de compilação, é pedido que comprovem que estão autorizados a aceder ao Android sem qualquer limite, “desbloqueando” o smartphone.

A importância desta nova opção é significativa, uma vez que dentro das Opções do programador podem ser desbloqueadas algumas medidas de segurança do Android.

Qualquer utilizador mal-intencionado, caso conseguisse aceder a um smartphone desbloqueado, conseguiria remover, por exemplo, o pedido de autenticação do utilizador registado, em caso de reposição do sistema.

Este é apenas mais um exemplo daquilo que o Android O vai trazer, melhorando este sistema operativo e preparando-o para continuar a ser o mais usado de todos.

Leia também:

Exit mobile version