A segurança é um requisito fundamental quando falamos em informação. Hoje em dia, os nossos smartphones/tablets são autênticos “bunkers” de dados, onde guardamos documentos pessoais/ confidenciais, passwords, e-mails, SMS, fotografias…enfim, informação que normalmente é sensível e apenas deve ser visualizada pelo próprio utilizador.
E se perder ou lhe roubarem o seu smartphone? Será que só nesse dia vai pensar que devia ter activado todos os mecanismos de segurança disponíveis?
Os smartphones/tablets são equipamentos que, devido à sua capacidade de armazenamento, performance e acesso à Internet, são hoje muito utilizadores para as mais diversas tarefas. Pagamentos online via banco, compras online, temos, compras no Google Play (onde temos o numero do cartão de crédito associado), etc, etc.
Nesse sentido, é importante que os mecanismos de segurança mínimos estejam sempre activos no dispositivo, para que, no caso de perdermos o smartphone/tablet a nossa informação não esteja imediatamente disponível. A utilização de um lockscreen com código ajuda a proteger a informação numa primeira fase mas, facilmente alguém com conhecimentos mínimos (basta procurar no Google), consegue aceder a toda a informação do dispositivo.
Além do lockscreen o utilizador pode também cifrar a informação que está presente no dispositivo. A utilização da criptografia, ajuda a implementar uma camada adicional de segurança, dificultando que a mesma seja perceptível por pessoas mal-intencionadas.
Como cifrar a informação do meu smartphone?
Desde a versão 2.3.4 do Android que é possível cifrar toda a informação presente no dispositivo sem nenhum software adicional. Para cifrar a informação do seu dispositivo, basta que siga os seguintes passos:
Nota: Antes de darem inicio ao processo, é aconselhável que façam um backup dos dados.
Passo 1 – Ir as Definições do dispositivo e escolher Segurança
Passo 2 – Nas opções disponíveis, podemos ver a opção Encriptar telefone
Nota: Para que a opção fique activa, o equipamento tem de estar 80% carregado
Caso o nosso smartphone/tablet tenha cartão SD, então iremos dispor de 3 opções:
- Cifrar a informação do telefone e cartão SD
- Cifrar apenas a informação do telefone
- Cifrar a informação do cartão SD
De referir que a cifra de informação, requer a utilização de um PIN/Password.
Depois de definida o PIN/password, o utilizador deverá esperar uma a duas horas para que a informação seja cifrada. Neste período, o utilizador não deverá usar o dispositivo, devendo-o manter inactivo para efectuar/receber chamadas.
Nota IMPORTANTE: Ao cancelarem o processo de encriptação, terão de fazer reset ao equipamento, o que significa perder tudo.
Com a activação deste mecanismo de segurança, a informação do nosso dispositivo torna-se não inteligível para terceiros. É claro que o conceito de “100% seguro” é sempre questionável mas, cifrando a informação torna-se muito mais difícil obter dados em tempo “aceitável”. Enquanto isso, e no caso do dispositivo ter sido roubado, o utilizador pode facilmente tentar localizá-lo recorrendo, por exemplo ao Lookout.
Quais os mecanismos de segurança que usam para proteger os vossos dados no Android?