Pplware

Debate: Porque não fazer root ao seu Android?

Quem tem dispositivos com Android sabe certamente que é possível ter “super privilégios” para instalar aplicações e modificar alguns parâmetros do sistema.

Actualmente são várias as ferramentas que permitem fazer root a qualquer equipamento Android (ex.Towelroot)… mas quais as implicações de ter este tipo de privilégios no vossos dispositivos?

São várias as vantagens de se ter privilégios root num equipamento Android mas há também algumas razões pelas quais não devemos fazer root ao nosso equipamento especialmente ao nível da segurança, garantia e utilidade/necessidade.

Segurança

Ter um sistema com os privilégios totais e ter a possibilidade de instalar tudo o que são aplicações, mesmas as não aprovadas pela Google, pode significar um grande buraco na segurança do sistema.

Além disso há aplicações que necessitam de privilégios root para fazer o que as vezes os utilizadores nem desconfiam. Será que vale a pena arriscar?

Garantia

Relativamente à questão da garantia todos nós sabemos que os privilégios root não são muito bem vistos pelos fabricantes. Por exemplo, no caso dos dispositivos Samsung, existe até um flash counter integrado que permite ao fabricante saber se houve alterações no dispositivo (apesar de haver ferramentas que fazem reset a este contador). E se avariar, perdemos o “amor” ao dinheiro e ao equipamento?

Utilidade/Necessidade

Relativamente à questão da utilidade/necessidade de ter root num dispositivo é importante que o utilizador saiba se de facto precisa deste tipo de privilégios no seu equipamento. É verdade que se abre o leque de aplicações (ver aqui) mas será que precisa mesmo de ter o seu equipamento com root?

Há outras razões que poderiam ser aqui debatidas mas, aquilo que pretendemos agora saber, é se consideram que os aqui riscos apresentados valem a pena para se ter root no equipamento.

Ter root ou não ter root eis a questão! Qual a vossa opinião?

Fonte: AndroidPIT

Exit mobile version