Há muito que se sabe que o dark mode está a chegar ao WhatsApp. Esta é, provavelmente, uma das novidades mais pedidas pelos utilizadores ao longo do tempo. Se tudo aponta para que esteja prestes a chegar, a verdade é que tem demorado a ser visto.
Todos procuram encontrar a forma de o ter mais cedo, explorando o que vai sendo lançado. As novidades têm mostrado esta presença, mas ainda sem qualquer sucesso. Um novo bug parece agora trazer alguma esperança, com o dark mode a poder ser já testado.
Esta é uma falha decerto estranha e não esperada. Seguindo um simples conjunto de passos o dark mode passar a estar disponível no WhatsApp para Android. Requer igualmente que o utilizador siga um conjunto de passos bem definido.
O WhatsApp traz uma novidade muito esperada
Em primeiro lugar este bug apenas pode ser explorado no Android 10. Requer que tenham já o dark mode do sistema ativo e em utilização. Obriga ainda a que tenham instalada a versão beta do WhatsApp, o que pode ser feito neste link.
Com estes 2 passos satisfeitos, só precisam de abrir uma qualquer conversa do WhatsApp e colar aí o link de um vídeo do YouTube. Ao abrir esse vídeo, dentro da aplicação do WhatsApp, este vai ficar em modo PiP durante a sua reprodução.
Um bug permite explorar esta opção no Android
Abram de seguida o menu desta aplicação e vão de imediato ver já o dark mode presente. O menu deverá já estar no novo modo, mostrando assim como este será num futuro próximo. Claro que outras áreas vão também estar já visíveis para o utilizador testar.
Podem também abrir o teclado e ver como o dark mode está aplicado. Se o smartphone for um dos que consegue manter este bug em uso, ao voltarem ao ecrã principal do WhatsApp o dark mode é mantido. Pode eventualmente regressar ao modo normal, dada alguma instabilidade. Podem sempre repetir o processo.
Muitos utilizadores relatam que este bug pode ser explorado e que o dark mode fica permanente. Claro que isto mostra que este modo está inegavelmente perto de estar terminado e pronto a ser lançado. As equipas de programadores estão certamente a ultimar a sua implementação para depois ser generalizado.