Quem nunca ouviu falar nos “populares” jailbreaks para os dispositivos da Apple? O jailbreak a um dispositivo consiste em quebrar as restrições impostas pela marca, permitindo assim a instalação de aplicações fora da store oficial (no caso da Apple é a Apple Store) e também proceder a algumas modicações no sistema.
Para iOS, o Cydia sempre foi o principal software para procurar e instalar pacotes de software em dispositivos com JailBreak. A grande novidade dos últimos dias, é que o Cydia está agora também disponível para Android.
Neste momento alguns utilizadores devem estar a questionar-se “ Se o Android é um sistema aberto para que é necessário o Cydia?” A resposta é simples: Tweaks ao sistema (sem a necessidade de instalar novas ROM’s) e até, quem sabe, a possibilidade de uma App store alternativa.
Na passada terça-feira,os responsáveis pelo projecto Cydia para iOS e Mobile Substrate, anunciaram a disponibilização do Cydia Substrate. Na prática, este ferramenta irá permitir alguns tweaks no Android, sendo tambem disponibilizadas as mais populares aplicações (o famoso Winterboard – que permite personalizar o Springboard do iPhone/iPad já está disponível para Android).
Para activar o Cydia Substrate no seu dispositivo, é necessário que este tenha privilégios de root e também uma versão do Android superior a 2.3. Depois de instalado, o utilizador poderá instalar aplicações via Cydia ou normalmente, através do Google Play.
Veja aqui como tudo se processa
Qual a vossa opinião sobre a entrada do Cydia no mundo Android?