Apresentado na última keynote da Apple, o jogo Super Mario Run é um exclusivo da Nintendo para o iOS. Este jogo despertou o interesse de todos e isso levou a que surgissem já vários clones deste jogo em várias plataformas.
O próximo lançamento será feito para o Android, em data ainda a anunciar. Mas isso não impediu que a Play Store fosse inundada por versões deste jogo, que na sua maioria não são mais do vírus e malware, que tentam infectar os smartphones dos utilizadores.
O Super Mario Run chegou ao iOS na passada semana e é para já um exclusivo da Nintendo para o iOS. Disponível para o iPhone, iPad e iPod Touch, tem sido um verdadeiro caso de sucesso.
Mas como ainda não está disponível para Android, isso tem levado a que muitos utilizadores procurem formas alternativas para obter o jogo. A Play Store foi inundada de “versões alternativas” deste jogo assim que ele saiu, prometendo dar a todos acesso ao Super Mario Run. Exemplos são o Mario Run Jumper e o Super Plumber Run.
O problema maior é que a quase totalidade destas versões não cumprem o que prometem e procuram, também na sua maioria, infectar os smartphones de todos que inocentemente procuram conseguir acesso antecipado ao jogo.
Mas para além destas versões não oficiais do Super Mario Run que estão na Play Store, existem outras, ainda mais perigosas que podem ser obtidas fora da loja de aplicações da Google e que são igualmente perigosas. O problema aqui é maior pois a origem destas aplicações não é controlada.
A Google está atenta a este fenómeno e tenta controlar as aplicações que surgem na sua loja de aplicações e até já removeu algumas. O jogo Mario Run Jumper foi já removido da Play Store.
É extremamente importante que os utilizadores Android resistam à tentação de instalar estas aplicações, quer as da Play Store quer as de outras lojas ou de links para ficheiros APK que encontrem. Os resultado final não será o pretendido e é mais uma forma de infecção e roubo de dados.