A segurança parece estar constantemente a ser posta à prova no mundo digital. Diariamente surgem novas situações que colocam os utilizadores em risco, seja na Internet, nos seus PCs ou até nos smartphones.
Uma nova ameaça está a circular no universo Android, espalhando-se de forma rápida. Este malware depende do WhatsApp para conseguir os seus objetivos e usa uma app falsa para se instalar nos smartphones Android.
Um novo malware a fazer estragos no Android
Este novo malware faz uso de algumas técnicas novas e que até agora não estavam a ser exploradas. Baseia-se no WhatsApp como forma de se propagar, algo que faz de forma automática. Tudo assenta num link que os utilizadores recebem neste serviço.
Ao abrir o endereço da Internet, são redirecionados para uma página falsa e que simula de forma muito perfeita a loja de apps da Google. A app proposta é um falso software da Huawei, onde os utilizadores podem ganhar novos smartphones.
Usa o WhatsApp para aceder a app maliciosa
Quem cai no erro de instalar esta nova app terá de dar permissões para ler notificações e para se colocar acima de qualquer outra app. Desta forma consegue responder diretamente a qualquer mensagem do WhatsApp e assim propagar-se.
Os criadores deste malware tiveram alguns cuidados para passarem despercebidos. Apenas enviam uma mensagem por hora para cada contacto do WhatsApp, evitando parecer intrusivo. Por outro lado, o link parece ser obtido externamente, o que indica que podem mudar o modo de operação.
Cuidado com o que recebem numa mensagem
Por outro lado, e ao ter permissões para estar acima de qualquer outra app, consegue roubar dados do utilizador. Tem ainda a capacidade de estar a correr em background e assim evitar que seja terminado ou colocado em pausa.
Volta a ser importante o cuidado dos locais de onde se instalam apps no Android e atenção das ofertas demasiado tentadoras e óbvias. É também relevante ter cuidado com os links que se recebem, mesmo de contactos considerados seguros e de confiança.