As cópias de segurança sempre foram algo muito importante para a maioria dos utilizadores, por considerarem que estão imunes a problemas ou a falhas nos equipamentos. A verdade é que a maioria dos serviços já permite que estas sejam feitas de forma automática, protegendo os dados e os utilizadores.
O WhatsApp, que tem a possibilidade de fazer cópias de segurança no Android para o Google Drive, anunciou agora uma nova medida que elimina a preocupação com o espaço ocupado. Estas cópias de segurança deixaram de contar para o espaço ocupado no serviço Cloud da Google.
Uma das razões para os utilizadores do Android não fazerem as necessárias cópias de segurança do WhatsApp era o espaço que estas ocupavam no Google Drive. Atendendo à quantidade de ficheiros que hoje se recebe, era natural que este volume de dados tivesse impacto.
O WhatsApp resolveu agora este problema e, num acordo estabelecido com a Google, estas cópias de segurança deixam de ser contabilizadas como espaço ocupado e passam a estar disponíveis sem limite para os utilizadores.
Apesar de ter sido agora anunciada, esta medida não tem efeitos imediatos e só entrará em vigor a 12 de novembro, altura em que esta contabilização deixa de ser feita. Isto não impede que as cópias de segurança comecem já a ser realizadas.
Porque este espaço não é infinito, apesar de o parecer para o utilizador, a Google irá controlar a quota que estas cópias de segurança vão ocupar e fará a remoção das mais antigas, que ultrapassarem a data de 1 ano.
Para evitar esta eliminação, os utilizadores devem fazer uma cópia de segurança, mesmo que manual, até ao dia 30 de outubro. O mesmo é recomendado para os utilizadores que tiverem os backups a serem feitos de forma periódica.
Fica assim resolvido um problema que afetava os utilizadores do WhatsApp no Android. As cópias de segurança, que são essenciais, deixam de contar para a ocupação do serviço cloud da Google, ficando assim a quota intocada e disponível para tudo o que os utilizadores entenderem.