Pplware

Dica: Configure as cópias de segurança no WhatsApp para Android

Todos estão cientes da necessidade de guardar os seus dados de forma segura, mas na realidade poucos gastam tempo a realizar ou a configurar a sua execução. Apenas dão pela sua falta quando os problemas acontecem, e nesses momentos é tarde demais.

O WhatsApp no Android tem agora a vantagem de poder fazer cópias para o Google Drive, sem que estas sejam contabilizadas, pelo que a desculpa para não serem feitas deixou de existir. Vejam como é simples e rápido configurar estas cópias de segurança no WhatsApp.


Há já muito tempo que o WhatsApp permite realizar cópias de forma automática. No caso do Android estas podem ser feitas para o Google Drive, o serviço cloud da Google. Com poucos cliques é possível garantir que os dados são salvaguardados para utilização posterior, quer em caso de problemas, quer em caso de mudança de equipamento.

Aceder à zona de backups do WhatsApp

As cópias de segurança são simples de configurar e o processo começa com o acesso às definições do WhatsApp. Para isso devem aceder ao menu da aplicação, carregando nos 3 pontos que ficam no canto superior direito, junto à pesquisa.

No menu que surgir, das várias opções presentes, devem escolher Definições. É aqui dentro que vão encontrar as várias opções de configuração do WhatsApp.

O passo seguinte, dentro das Definições, é acederem à opção Conversa, e depois, ai dentro, à opção Cópia de segurança.

Agora que está garantido o acesso à zona de cópias de segurança do WhatsApp, podem optar por fazer uma cópia direta e na hora ou, que é o pretendido, configurar o processo automático de backups para o Google Drive.

Definir parâmetros das cópias de segurança no Google Drive

A configuração automática requer apenas que sejam definidos 3 simples opções. A primeira contempla a periodicidade com que a cópia de segurança é feita. Podem optar por cópias diárias, semanais, mensais ou a pedido.

A segunda definição está na conta Google a ser usada para guardar os dados das cópias de segurança. Podem usar uma das que estejam definidas e configuradas no Android ou, caso pretendam, definir uma nova e que não esteja configurada.

O terceiro passo é a definição da forma de ligação para as cópias de segurança. Podem usar apenas o Wi-Fi ou o Wi-Fi e os dados móveis. Lembrem-se que estas cópias de segurança podem consumir volumes de dados significativos.

Por fim, e esta é uma opção facultativa, podem definir se querem ou não que a cópia de segurança do WhatsApp inclua os vídeos que receberem. Lembrem-se novamente que este é mais um aumento considerável do volume de dados a serem salvaguardados.

Esta é a forma simples, rápida e direta de fazerem cópias de segurança dos dados do WhatsApp, salvando assim as conversas, imagens, vídeos e outros ficheiros que receberem no Android, salvaguardado eventuais problemas. Aproveitem a decisão da Google de não contabilizar estes dados e deixem de se preocupar.

Exit mobile version