As cópias de segurança no Android nunca foram um processo simples. Para além de não haver uma forma direta de serem feitas, ficam sempre entregues à Google e aos momentos em que esta define como sendo os certos.
Contudo, o Android está a mudar e há agora uma forma muito mais interessante de fazer uma cópia para o Google Drive, a qualquer momento e sempre que o utilizador entender. Venham aprender a dominar este processo.
Ao entregar à Google os trabalhos de cópias de segurança do Android, os utilizadores não sabem quando estes são realizados e qual o resultado final. A verdade é que estes processos geralmente decorrem sem problemas, mas o utilizador não tem qualquer confirmação. Com as mais recentes versões do Android, os dados passaram a ser enviados para o Google Drive, ainda assim de forma automática.
Agora existe uma forma direta de fazer estas cópias de segurança para o Google Drive, manualmente.
Cópia de segurança manual do Android para o Google Drive
Para fazerem esta cópia de segurança devem ter o ADB instalado e funcional. Devem também ligar o smartphone ao computador e preparar-se para o processo. Lembrem-se que esta opção está disponível apenas no Android 8, 8.1 e no Android 9 Pie.
Com o equipamento ligado, devem executar o comando abaixo. Não devem ter qualquer erro no inicio, referente à deteção do smartphone e à utilização do ADB.
adb shell bmgr backupnow --all
O processo irá decorrer de seguida durante algum tempo, sendo mostrado ao utilizador os passos para a cópia de segurança, para cada uma das diferentes aplicações.
No final do processo, e depois dos dados de todas as aplicações e do utilizador serem salvaguardados, será mostrada uma mensagem de sucesso, indicando que não houve problemas na cópia de segurança.
Como validar que a cópia de segurança do Android foi feita
Para verificarem que a cópia de segurança que fizeram decorreu com sucesso, para além da confirmação visual, podem consultar também o próprio Android. Na zona de Definições encontram a opção Google. Ai dentro vão ter a opção Cópias de segurança.
De imediato vão poder ver a data e hora da última cópia de segurança, tanto dos dados das aplicações como das chamadas, SMS, contactos, definições e fotos e vídeos.
Este é um processo que podem usar sempre que necessitarem de uma cópia de segurança do Android. Não se irá sobrepor aos que a Google realiza periodicamente e de forma automatizada.
Provavelmente este processo irá também em breve ser transposto para o Android, na formam de um simples botão.