Pplware

Controle o seu Android com o leitor de impressões digitais

É cada vez mais comum nos smartphones Android a presença de um leitor de impressões digitais. Para além da segurança adicional que oferecem, estes sensores podem ter outras funções.

Apesar de presente em alguns equipamentos, surge agora uma aplicação que dá o controlo total do Android a este sensor.

Smartphones como o Honor 8 ou Pixel da Google, entre outros, têm sensores de impressões digitais que excedem o que deles se esperaria. Permitem que os utilizadores controlem o Android dando acesso a funções directas, como se tivessem atalhos.

Não sendo uma funcionalidade muito comum, vários utilizadores querem tê-la nos seus smartphones, pela facilidade de controlo que oferece. Para suprir esta necessidade, um elemento do fórum XDA criou a app Fingerprint Quick Action.

O Fingerprint Quick Action está num estagio de desenvolvimento ainda muito inicial, mas consegue dar já algumas funções ao Android. Garantida está a possibilidade de abrir e fechar a zona de notificações do Android, o ligar e o desligar do ecrã (que necessita de root) e outras funcionalidades, todas elas configuráveis na aplicação.

Os gestos que estão suportados são apenas 2, sendo o toque e o swipe rápido. Em breve vai surgir suporte para novos gestos e consequentemente novas funcionalidades.

O Fingerprint Quick Action não está, por enquanto, disponível na Play Store pelo que para o poderem instalar e testar vão ter de activar a opção de instalação de aplicações de fontes externas. Podem encontrar a app neste link.

Esta pequena app traz ao Android e aos smartphones com sensores de impressão digital uma forma diferente de os controlar, sem necessidade de tocar no ecrã.

Exit mobile version