O Android M será a evolução que a Google esperava que o Lollipop conseguisse ser. São as melhorias esperadas e necessárias para que se torne ainda melhor e com mais funcionalidades.
Agora que está disponível na sua primeira versão de testes, é hora de o continuarmos a conhecer um pouco melhor, vendo as novidades e dando-as a conhecer.
Depois de ontem vos termos mostrado os Temas, hoje são as Definições Rápidas que merecem destaque, porque ai também há novidades.
O Android Lollipop trouxe mudanças grandes na forma como os utilizadores podem aceder às notificações e a configurações do sistema. De forma rápida e com um simples swipe temos acesso a toda essa informação.
Mas porque a Google gosta de melhorar os seus produtos, a zona de Definições Rápidas foi alvo de melhorias, que se traduzem em mais opções e na possibilidade de as arrumarmos a nosso gosto.
A capacidade de arrumar as Definições Rápidas é algo que ainda está em modo experimental e que requer que o utilizador a active nas Opções de programador.
Aceda então a esta área e encontre a opção Mostrar SystemUI tuner, activando-a. Esta mudança fará surgir uma nova opção no menu das configurações, com o mesmo nome.
Entrando no menu SystemUI tuner vai encontrar apenas, e para já, a opção Quick Settings. Aceda-lhe e verá surgir a lista das Definições Rápidas, arrumadas da forma como as pode ver no seu menu de acesso.
Para as mudar de sítio apenas necessita de lhes clicar com o dedo e arrastar para a posição pretendida. Pode também eliminar as que não quer ter ai presente ou adicionar novas, isto depois de as eliminar.
Assim que colocar as Definições Rápidas na ordem e posição pretendidas estas ficam de imediato disponíveis. Para o testar só precisa de fazer swipe e na zona de notificações chamar as definições.
Este é mais um pormenor que o Android M tem e que fará a diferença para os utilizadores que gostam de customizar o seu Android, indo ao mais pequeno pormenor.
Vamos continuar a explorar e a trazer estas pequenas novidades que podem ser já encontradas e usadas no Android M. Isto claro, para quem o instalou no seu Nexus.