Pplware

Conhecer o Android M: Poupança de energia é feita por aplicação

Uma das melhorias que a Google apresentou para o Android M é a poupança de bateria. Este é um ponto negativo que várias vezes foi apontado ao Lollipop e que nunca foi resolvido de forma definitiva.

O M traz agora melhorias profundas neste campo e garante que vai haver poupanças grandes de forma nativa e sem qualquer configuração especial.

O Doze é a nova forma que a Google quer implementar para garantir que os utilizadores do Android conseguem tirar muito mais partido da bateria do seu smartphone.

Este modo detecta quando o equipamento está parado e consegue desabilitar a maioria das interacções das aplicações com o sistema operativo e até com os próprios utilizadores.

Na prática o Android vai controlar as aplicações e colocá-las num estado de hibernação para assim pouparem energia nos momentos em que não são realmente necessárias.

De forma nativa todas as aplicação vão estar sujeitas a este novo comportamento, sendo no entanto possível definir quais as que podem escapar a este controlo.

Para colocarem uma aplicação fora da zona de optimização de bateria precisam de primeiro aceder ao separador Aplicações, dentro das Configurações do Android M.

Ai dentro devem escolher o menu que fica no canto superior direito e escolher a opção Avançadas. No novo menu devem depois escolher a opção Ignorar optimizações.

Uma vez dentro da zona dedicada à definição das aplicações que podem contornar a poupança de energia vão de imediato ver quais as que estão assim. Caso queiram adicionar uma nova devem mudar a opção Autorizadas para Todas as aplicações.

Escolham então a pretendida da lista de aplicações presentes no sistema e vão ter acesso à única opção disponível e que realmente interessa.

Activem então a opção para Ignorar optimizações e de imediato o Android M passará a dar prioridade a tudo o que essa aplicação fizer, ignorando os pontos referentes à poupança de bateria.

Curiosamente o Android M tem activada este ponto para três das suas aplicações que muitas vezes são as que mais consomem energia, mas que são necessárias para o sistema funcionar de forma perfeita e sempre actualizado.

Lentamente a Google vai melhorando o seu Android e dando-lhe funcionalidades que permitem explorá-lo mais e durante mais tempo. O Doze é o exemplo perfeito do que deverá ser o futuro do Android, garantindo a máxima utilização da bateria.

Exit mobile version