Muitas das novidades que o Android M traz não foram anunciadas na conferência I/O. Estão presentes já na primeira versão, mas requerem que o utilizador explore o sistema para as encontrar.
Em muitos casos são pequenas pérolas que vão melhorar ainda mais o Android e torná-lo ainda mais capaz de satisfazer os utilizadores.
Um desses casos, ainda pouco explorado, é a capacidade de partilharmos a internet por Wifi, usando o HotSpot 2.0 e usando já os 5GHz.
Há já muito tempo que se esperava que a Google actualizasse a versão do HotSpot que está presente no Android. Estava a ser adiada, mas com a chegada do Android M essa actualização chegou.
A actualização para a versão 2 do HotSpot vem assim dar ao Android as mais recentes capacidades de partilha da Internet, usando as redes sem fios, e também fazer uso de todas as novidades que o 802.1u disponibiliza.
Uma das mais importantes é a disponibilização da frequência dos 5GHz para ligação o ponto de acesso, que agora passa a ser possível. Para isso é necessário que os dispositivos Android que vão servir de AP tenham essa capacidade no seu hardware.
A novidade pode ser já acedida nas configurações do ponto de acesso Wifi, onde para além do nome da rede, da cifra e da password, o utilizador passa a ter agora também a hipótese de escolher a frequência a ser usada.
As únicas opções disponíveis são os 2.4GHz ou os 5GHz, devendo o utilizador escolher aquela que pretende usar.
Por usar a norma HotSpot 2.0, fica também mais simples a configuração do lado dos equipamentos que se vão ligar a esse ponto de acesso, garantindo um processo muito mais rápido de ligação.
Esta possibilidade existia já em alguns equipamentos Android, mas sempre recorrendo a software específico do fabricante. Agora passa a estar nativa no Android.
A integração no Android M torna assim mais alargada a sua utilização e a certeza de estar desenvolvido para se adaptar perfeitamente ao sistema operativo, deixando de depender de aplicações de terceiros.
Fica assim mostrado que passo a passo e função a função o Android M será uma versão muito mais avançada do Lollipop e que trará muitas novidades para os utilizadores Android e para os seus equipamentos.