Conhecer o hardware que tem na sua máquina permite a qualquer utilizador obter o máximo da mesma e dá-lhe um controlo preciso do que ela lhe entrega.
Existem muitas aplicações dedicadas a cada um dos sistemas operativos, mas poucas conseguem ter a beleza e a utilidade da proposta que temos hoje.
O Castro é uma das mais apelativas aplicações disponíveis para o Android, com a vantagem de dar a conhecer o dispositivo ao utilizador.
Com esta aplicação o utilizador consegue saber em detalhe quais os componentes que fazem parte do seu smartphone Android, sendo dado detalhe sobre cada uma das várias áreas disponíveis.
É informação que interessa não apenas para ter uma noção precisa do que está a usar e tem disponível, mas também que incide sobre os recursos que estão presentes e que podem ser usados.
Se existem várias aplicações que dão a mesma informação, o Castro consegue sobressair pela forma como organiza e apresenta essa mesma informação.
Em primeiro lugar porque recorre ao Material Design da Google para trazer aos utilizadores uma interface simples de usar e onde rapidamente se acede aos dados.
Em segundo lugar, e fruto de uma organização bem conseguida, o Castro tem disponível a informação de forma metódica e compreensível, tornando-se simples de usar.
São várias as áreas onde a informação pode ser consultada, com incidência em primeiro lugar ao hardware presente, e depois nos recursos disponíveis.
A primeira área a que o utilizador acede existe uma descrição geral do dispositivo, podendo depois ser obtido detalhe sobre o processador, kernel, bateria, memória e rede.
Em cada uma destas diferentes áreas o Castro apresenta informação com grande pormenor, indo a detalhes como a utilização de cada um dos diferentes processadores, quantidade de RAM em uso e até a temperatura da bateria.
Se procuram uma ferramenta que vos dará a conhecer o vosso Android, o hardware que estão a usar e até os recursos disponíveis, então o Castro é o que querem.
Aliado a um vasto conjunto de informação está ainda presente um excelente exemplo da forma como o Material Design da Google pode ser usado.