Pplware

Conheça as novidades que a Google vai trazer no Android P

O Android P chegou finalmente, ainda que numa versão de testes e para avaliação por parte dos utilizadores mais destemidos. Agora que foi tornado público, é hora de conhecer algumas das novidades mais importantes que podemos encontrar.

Estas novidades vão muito para além do que é visível na interface e vão ser alvo de otimizações e correções nos próximos meses.


Disponível ainda apenas para os equipamentos da Google, o Android P estreia algumas novidades de peso que vão surgir em breve no universo Android. São novas funcionalidades relevantes e que querem, em alguns casos, preparar o Android para os equipamentos que o mercado está a produzir e que vão surgir nos próximos meses.

O suporte para ecrãs com notch

Uma das principais novidades que o Android P traz é o suporte para ecrãs com notch (ou recorte). Esta é uma tendência que foi estreada dentro do universo deste sistema operativo, com o Essential Phone, e que será cada vez mais presente, por razões óbvias.

Para além da própria interface do Android estar adaptada para a presença deste elemento, a Google deu-lhe APIs específicas para as aplicações tratarem da forma como os conteúdos são apresentados nestes ecrãs.

Para além de detetar a presença do notch, as apps vão poder saber a sua forma e como devem apresentar os conteúdos. O próprio IDE da Google para produção de apps vai poder simular o notch nas interfaces.

As melhorias nas notificações

O sistema de notificações do Android tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos e as últimas versões deram um salto qualitativo grande. O Android P segue esta linha e traz várias novidades a esta área.

As notificações passam a poder ser ainda mais ricas, com imagens e com a possibilidade de respostas programadas, provavelmente através do Google Reply.

Este aumento de conteúdos nas notificações vai acabar por ocupar espaço adicional no ecrã, mas será mais interessante e útil para os utilizadores, que vão ter mais informação.

Localização em interiores com Wi-Fi RTT

Todos reconhecem as qualidades de navegação que o Android tem e que disponibiliza aos seus utilizadores. A Google quer levar este seu serviço a um nível ainda mais pormenorizado e a locais onde agora não existe: o interior dos edifícios. Para isso vai contar com o Wi-Fi RTT (Round-Trip-Time) e com as suas APIs.

Na prática isto significa que os smartphones com o Android P vão conseguir obter a localização dentro de edifícios, recorrendo às redes Wi-Fi e aos tempos de resposta dos equipamentos.

Com uma simples triangulação, e alguma informação adicional, os programadores vão conseguir criar apps que usam a localização do utilizador dentro de edifícios ou até navegação detalhada dentro destes.

API para utilização multi-câmara

Cada vez mais os equipamentos colocam ao dispor dos utilizadores várias câmaras fotográficas. Para além das duas padrão, frente e traseira, surgem agora câmaras duplas, quer atrás quer à frente. A Google quer aproveitar todo este hardware e permitir que se criem aplicações que usem todas as câmaras.

Esta nova API tem um potencial muito grande pois permitirá criar novas ideias e novos conceitos, fazendo uso de todas as câmaras a funcionarem simultaneamente.

Maior segurança e privacidade

A segurança sempre foi um ponto onde a Google procurou investir muito, em especial no Android. É por isso que o Android P vai estrear algumas novidades de peso.

A maior delas é mesmo a restrição de acesso a alguns dos sensores por parte das aplicações, quando estas não estiverem a ser usadas. Na prática isto significa que as apps vão deixar de aceder ao microfone, à câmara ou ao ecrã se não estiverem ativas. Desta forma deixa de ser possível recolher dados em segundo plano.

Há muitas mais novidades no Android P

Claro que estas novidades são apenas uma pequena parte mais visível de tudo o que a Google tem preparado para o Android P. A gigante das pesquisas criou um vídeo onde apresenta estas e muitas mais novidades, numa perspetiva mais dirigida aos programadores.

Ainda sem uma data prevista para o seu lançamento, espera-se que o Android P seja lançado em agosto, tal como aconteceu nas últimas versões. Antes disso vão surgir mais versões de testes, com a próxima a ser lançada no primeiro dia da Google I/O, esta sim mais estável e já abrangida pelo programa Android Beta.

Há ainda muito a descobrir sobre o Android P e os próximos meses vão ser muito intensos para a Google e para os seus programadores, que estão preparando esta nova versão do sistema operativo móvel mais usado nos smartphones.

Mais informações sobre o Android P

Exit mobile version