Provavelmente já ouviu falar em VPNs e nunca conseguiu perceber para que servem, verdade? Também já consultou a sua conta bancária num hotspot aberto e sem password ou até visitou, remotamente, a sua empresa numa ligação à Internet a partir do hotel onde esteve alojado, verdade?
E se no meio dessa comunicação estivesse um sistema que ouve e vê o que passa numa rede “desprotegida”? É exactamente para isso e muito mais que serve uma VPN. Sabe como usar uma no seu smartphone Android?
A verdade é que usar uma VPN quando estamos a usar uma rede que não confiamos é essencial e hoje vamos falar da sua utilização no sistema operativo Android. Este sistema da Google já traz suporte nativo para ligar a uma VPN, seja PPTP, L2TP e IPSec, e hoje ensinamos como a podem configurar.
Um exemplo de utilização de VPN
Antes de explicar o conceito de VPN vamos a um exemplo presente e até frequente nos dias de hoje. Vamos considerar uma empresa que revende vários tipos chocolates e que tem “na rua” vários comerciais que vão vender esses produtos às lojas.
Esses comerciais trazem normalmente consigo um smartphone, tablet ou um PC para registar/validar de imediato as encomendas no sistema de stocks/encomendas interno da empresa. No entanto, como o vendedor está “na rua”, ligado a uma rede pública (Internet), o que deve fazer para se ligar em segurança (a partir do exterior) ao servidor interno da empresa onde está o sistema de stocks/encomendas?
Exactamente, a solução segura é usar as VPNs (Virtual Private Network).
Outro exemplo da utilização de VPN é, por exemplo, quando um aluno necessita de aceder a serviços que apenas estão disponíveis internamente na sua escola ou quando está a usar uma rede WiFi “aberta” e quer navegar até à sua conta bancária. Nestes casos é imprescindível que use uma VPN para evitar amargos de boca.
Mas então, o que é uma VPN?
Uma VPN é:
- Virtual – A informação para uma rede privada é transportada “em cima” de uma outra rede
- Privada – A comunicação é cifrada, de forma a manter a confidencialidade dos dados ponto a ponto.
Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo, assim, a troca confiável de dados sobre redes públicas. Saber mais aqui.
Configurar uma ligação a uma VPN no Android
Como referido, o Android já tem suporte nativo para ligação a VPNs, suportando VPNs PPTP, L2TP e IPSec, não sendo assim necessário instalar um software adicional.
Para se ligar a uma VPN compatível basta ir a Definições > Redes sem fios e outras e carregar em Mais. Depois basta seleccionar VPN.
Em seguida basta introduzir os dados para se ligar ao seu servidor de VPN. No tipo de VPN pode escolher:
- PPTP
- L2TP/IPSec PSK
- L2TP/IPSec RSA
- IPSec Xauth PSK
- IPSec Xauth RSA
- IPSec Hybrid RSA
VPN sempre activa
Um das funcionalidades introduzidas no Android 4.2 foi a possibilidade de ter a VPN sempre activa, isto é, todo o tráfego passa sempre por esta rede de forma segura, uma vez que vai cifrado.
Para activar esta funcionalidade basta aceder à zona onde configuramos a VPN e, na parte superior direita, carregamos no Menu e seleccionamos VPN sempre ativa.
As VPNs não são propriamente algo que todos os utilizadores necessitem. Além disto, neste caso, é necessário que exista um servidor de VPNs criado e funcional, que pode, por exemplo, ser um simples Raspberry Pi.
Nos próximos artigos vamos mostrar como podem ter uma solução completa (Servidor + Cliente). Também deixamos o desafio a cenários de aplicação, para que possamos criar guias a estender a acção das VPNs.