Foi há pouco mais de 1 semana que foi anunciada a chegada para breve de uma nova versão do Android Nougat. A Google resolveu não parar o desenvolvimento desta versão e por isso preparou-se para o Android 7.1.
Pois apenas passados estes dias eis que surge já a primeira versão de testes desta nova versão do Android e que pode já ser instalada.
Foi há poucas horas que a Google lançou a mais recente versão de testes do Android. Para já está apenas disponível para a linha Nexus e mesmo aqui apenas para os modelos Nexus 5X, Nexus 6P e Pixel C.
A primeira versão de testes traz já algumas novidades que podem agora ser testadas. Uma das mais esperadas são os atalhos directos as aplicações que, ao estilo do que a Apple tem no 3D Touch, dão acesso a funcionalidades directas. Muitos programadores estão já a adaptar as suas aplicações para fazerem uso desta novidade e a Google tem grande parte das suas aplicações já preparadas.
Mas há mais novidades que podem ser vistas. O suporte para os ícones redondos, que a Google já tinha anunciado, estão também nesta versão e podem ser usados. Há também a chegada de suporte para teclado de imagens, que vão permitir responder com GIFs e outros stickers dentro das aplicações, e o gestor de armazenamento avançado. Todas as APIs que os programadores podem usar estão também fechadas e vão agora ser testadas por todos.
A Google tem planeada uma nova versão do Android 7.1 para o próximo mês e o lançamento da versão final em Dezembro, como já antes tínhamos anunciado. Sendo esta versão a que acompanha os novos Pixel, a sua maturidade é elevada e a ideia é apenas confirmar que está pronta para ser lançada de forma alargada.
Se tiverem um dos equipamentos actualmente suportados e quiserem testar esta nova versão podem fazê-lo aderindo ao programa Beta do Android. Vejam neste artigo como o podem fazer de forma simples e sem eliminarem os dados do vosso Nexus.
Esta é a primeira versão do que a Google espera ser a melhor versão do seu Android. Dentro de 2 meses a versão final será lançada e todas as marcas vão poder começar a preparar as actualizações para os seus smartphones.