Pplware

Boat Browser – Um browser multifacetado

A diversidade de browsers no Android Market tem florescido nos últimos tempos e existem ofertas para todos os gostos. Para já, além do browser padrão o Opera mobile ou o Dolphin estão entre os favoritos dos utilizadores.

O Dolphin é o que tenho utilizado com mais regularidade quer no Android ou no iPhone. Mas talvez devido ao número de funcionalidades o Dolphin começa a acusar um certo peso. E se fosse possível obter praticamente todas as características em pouco mais que 1MB?

O Boat Browser é um browser relativamente novo e desconhecido no panorama dos utilizadores de Android. Pautado pela sua velocidade e flexibilidade é uma autêntica miscelânea de funcionalidades que já conhecemos em outros browsers. Poderá encontrar separadores ao mesmo estilo do chrome, ou se preferir pode alternar entre separadores por intermédio do modo de galeria (no mesmo formato que os utilizadores de iPhone e iPad estão habituados no safari).

O Boat Browser tem ainda uma barra de acesso rápido a funcionalidades mais requisitadas situada em rodapé (fazendo um pouco lembrar neste aspecto as versões móveis do Opera.



 

Mas não é só a nível de organização e aspecto que este browser vai “beber” à concorrência. Além de acesso a favoritos, pode também usufruir de um acesso rápido aos seus sites favoritos através da funcionalidade de Speed Dial. Permite-lhe ainda escolher qual o “user agent” que pretende se identificar em qualquer browser que visita. Inspirações à parte este pequeno browser consegue também trazer funcionalidades inovadoras. É o primeiro browser a aproveitar as sinergias trazidas pelo Siri da Apple e utilizar o reconhecimento de voz para navegação no browser.

Outra das funcionalidades diferenciadores deste browser é a capacidade que lhe dá de poder configurar os controlos de volume do seu smartphone, para realizar tarefas como scroll de páginas, ou zoom .



Só existe na minha opinião duas funcionalidades que o Boat Browser pode ficar a dever aos seus principais rivais. Em primeiro lugar, não existe uma versão traduzida para português embora não considere este aspecto como um problema porque o design minimalista não implica que o utilizador tenha que ser bom conhecedor de inglês. Em segundo lugar a única funcionalidade que perde para o Dolphin é não possuir navegação por reconhecimento de gestos.

Se nenhuma destas ausências de funcionalidades for problema para si, então pode muito bem estar perante o browser indicado para si, Rápido, leve nos recursos, é uma boa escolha tanto para smartphones modestos e com memória limitada como para os topo de gama.

Caso queira experimentar um browser ainda mais leve, os autores do boat browser disponibilizam uma versão mini (num modelo aliás semelhança ao que a Opera faz), embora haja um sacrifício na minha opinião a nivel de usabilidade em relação ao que a versão standard lhe oferece. Independentemente da versão do Boat Browser que escolher, assim que descobrir todas as funcionalidades que trazem em tão pouco espaço, verá que dificilmente qualquer uma destas alternativas voltará a sair do seu leque de browser favoritos.


Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Android 2.1 + 

Download: Boat Browser v2.51 [1.7MB] 


 Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Download: Boat Browser Mini v3.0.1 [1.3MB] 


Exit mobile version