Teste o Opera Mobile no seu computador

Os browsers estão a mudar. Não é só a tecnologia que está subjacente que está a sofrer mudanças, mas também os formatos e as plataformas onde estes estão disponíveis. Cada vez mais surgem browsers com capacidades elevadas e que fazem uso das potencialidades que os dispositivos móveis têm.

A Opera resolveu trilhar também este caminho e tem já disponível para as muitas plataformas móveis existentes várias versões do seu muito capaz browser. Ainda esta semana vos apresentámos a versão 6 do Opera Mini, para iPhone e iPad. Mas e que tal experimentar esse browser no seu computador para saber com o que contar? É precisamente isso que o Opera Mobile Emulator lhe vai permitir.


Este emulador foi criado para que todos os que desenvolvem páginas web possam testar os seus layouts em ambientes de produção real e assim verificar se as páginas que constroem estão adequadas a estes formatos mais pequenos e com especificações muito próprias.

Evita-se assim ter de estar a testar de forma exaustiva todos os equipamentos e definições existentes, tendo de recorrer aos aparelhos que estão presentes no mercado. O Opera Mobile Emulator vai dar-vos a verdadeira sensação de estarem a usar o browser da Opera num dispositivo móvel.

Naturalmente que todos os que não fazem da sua profissão ou hobbie o desenvolvimento de páginas ou plataformas web também podem experimentar o Opera Mobile Emulator e assim perceber a razão da sua rápida adopção por todos os que fizeram dele o seu browser de eleição para o seu telefone ou tablet.

Está disponível para os 3 principais sistemas operativos do mercado e é extremamente simples de usar e de testar. Basta lançar a aplicação, definir o equipamento que pretendemos emular e as definições do ecrã que queremos.

Depois é apenas necessário colocar o endereço que pretendem visitar ou testar e estão a usar o browser em toda a sua capacidade. Todas as funções e opções que podem encontrar na versão “real” também vão encontrar no Opera Mobile Emulator.

A parte principal e onde tudo pode ser definido no Opera Mobile Emulator é a sua janela principal. É aqui que podem decidir qual o equipamento que pretendem emular. Estão disponíveis mais de 20 equipamentos, desde os mais recentes telefones com Android, passando pelos apetecíveis tablets e terminando nos telefones Nokia. Caso nenhum destes seja do vosso interesse podem criar o vosso equipamento, onde devem definir a resolução a ser usada e a densidade dos pixeis.

Podem ainda definir qual o método a ser usado para a introdução dos dados. Têm à escolha o teclado físico, onde devem usar o teclado do computador, ou o teclado do sistema operativo do equipamento, e que é um teclado integrado na aplicação.

Se estão indecisos se este é ou não o melhor browser para o vosso dispositivo móvel esta é uma excelente opção para o testarem. Se ainda não tiveram a oportunidade de usar o Opera Mini então comecem por usa o Opera Mobile Emulator e vão com certeza ficar deliciados com as capacidades e potencialidades que este browser vos oferece.

A Opera não tem vindo a perder caminho face à concorrência e este browser mobile é um exemplo disso. Testem e digam de vossa justiça aqui nos comentários!

Artigos relacionados:

 

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac OS X/ Linux
Download: Opera Mobile Emulator Windows
Download: Opera Mobile Emulator Mac OS X
Download: Opera Mobile Emulator Linux (tgz)
Download: Opera Mobile Emulator Linux (deb)
Homepage: Opera Mobile Emulator

  
     Pin It  

Arquivado na categoria: Internet, Software, Windows


15 Comentários

  1. O único problema que vejo no Opera Mini para o iPad é a questão de não poder ver as páginas na versão PC, ao contrário do Safari.
    Não encontrei nenhuma definição que me permitisse fazer isso… É possível?

    • … “ver as páginas em versão PC”
      Não percebo bem a que te referes. Quando acedo a uma página web com o Opera Mini do iPad não encontro qualquer diferença, excepto não ter Flash nem Silverlight.
      Agora, pode-se alterar as definições de modo a que o tráfego de dados se reduza até 90% e a velocidade aumente até seis vezes.

      • Marco Albuquerque

        Se navegar até à página do Sapo.pt verificará que a versão que lhe é apresentada pelo Opera é diferente que a do Safari. O Opera apresenta a versão mobile (versão mais leve, para smartphones), enquanto que o Safari apresenta a “versão PC”.
        Tanto no Sapo, como no Facebook, como no Google isso acontece, tornando-se desagradável.
        Verifique lá e confirme.

        • Se for o que estou a pensar é so desactivar a opção mobile view nas opções.

          • Não é bem. o Opera Mini tem uma página inicial “Speed Dial” (selecção de sites com acesso rápido). Dois sites do Speed Dial são referidos pelo Marco Albuquerque: Sapo.pt e Facebook. Esses abrem sempre na versão mobile, mesmo que se escreva a URL no endereço (www.etc).
            No resto dos sites acho que só abrem em modo mobile depois de perguntar e nós aceitarmos, ou mexermos na configuração do Opera (ligar “Vista adaptada”).
            De qualquer dos modos acho que é uma app que vale a pena experimentar. Está bem vista.

          • Marco Albuquerque

            Pois, mas não encontro qualquer opção com esse nome (Ou que faça isso). Caso contrário já o teria feito.

  2. Eu uso no meu Android e recomendo. Pelo menos até à data não me posso queixar.

    cumps

  3. O Opera é o único digno desse nome para symbian. Infelizmente.

  4. Não sei o que possa estar mal configurado, mas no meu ipad2 esta muito lento en relação ao safari, alguem tem o mesmo problema?

    • Marco Albuquerque

      O meu iPad, ainda é a versão 1 e está a correr fluentemente. Tão bem ou melhor ainda que o Safari. Pode ter muitas aplicações a correr em simultâneo. Experimente desligar e ligar o iPad de novo. Pode ser que resulte.
      Sabe-me dizer se algumas páginas (www.sapo.pt ou http://www.facebook.com) se encontram na versão mobile, como no meu iPad?
      Obrigado

      • Sim, tanto o sapo com o Facebook são apresentados em formato mobile no meu ipad2, entretanto já entendi pq me parecia mais lento, o opera carrega todo o site de uma vez.

  5. Bem, no ópera mobile versão android (samsung galaxy s) a versão mobile nas opcoes, é exactamente o que o faz mostrar a versão mobile ou normal, testado com o site do sapo.

    É o melhor browser que ja usei para o telemovel. Ja usei dolphin, xscope, miren, o nativo e nenhum conseguiu ter a fluidez deste a fazer zoom, load de páginas e principalmente imagens. Isto é especialmente verdade enquanto as páginas fazem load. Esta perfeito, nada a apontar. Ate o flash corre perfeito sem qualquer tipo de arrasto.

    O sistema de gestão de várias páginas é excelente e é dos poucos que me deixa definir um sítio para download com vista das páginas em arvore e não a ter que escrever o caminho.

    Aconselho seriamente, a eficiência e desempenho do o opera não tem concorrência a este nível.

  6. Daniel André Beck

    Disparado o melhor browser para o Nokia N810.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.